Última hora

Vila do Conde revive a Feira dos Namorados

18 Janeiro 2018
Vila do Conde revive a Feira dos Namorados
Local
0

Vila do Conde vai reviver amanhã, 19 de janeiro, a partir das 10 horas, na Praça de São João, a Feira Grande de Janeiro ou Feira dos Vinte, também conhecida pela “Feira dos Namorados”, promovida pela Câmara Municipal em colaboração com as escolas do concelho, do 1.º ciclo até ao ensino secundário.
Durante a manhã desta sexta feira, os alunos da Escola “A Ribeirinha”, de Macieira da Maia e da Escola Profissional de Vila do Conde vão estar vestidos com trajes do século XVIII e vão evocar, em ambiente festivo, a Feira dos Vinte, junto ao Mercado Municipal Eng.º Duarte Pacheco, divulgando e vendendo as tradicionais colheres de pau da “Feira dos Namorados”.
Elisa Ferraz, Presidente da Câmara de Vila do Conde, sublinha que esta iniciativa serve para “trazer à memória um dos eventos que, noutros tempos, trazia a Vila do Conde gente de todo o concelho”, sublinhando que, “em conjunto com as escolas do Concelho, a Autarquia pretende manter viva esta tradição que não se esgota nesta feira, já que, as colheres de pau vão ser submetidas a concurso e os prémios vão ser depois entregues numa cerimónia nos Paços do Concelho”.
A secular “Feira dos Vinte” é uma feira de grande tradição tal como a feira de 3 de agosto, já que ambas constituíam as duas feiras francas de Vila do Conde.
Paralelamente à venda das colheres, os alunos e a Associação Velha Lamparina vão vender também produtos alusivos à época.