Última hora

Segurança marítima reforçada em Vila do Conde e Póvoa de Varzim

15 Janeiro 2018
Segurança marítima reforçada em Vila do Conde e Póvoa de Varzim
Local
0

A Direção-Geral da Autoridade Marítima lançou um novo programa de segurança marítima em Vila do Conde e Póvoa de Varzim.
O programa “Costa Segura” foi inaugurado no porto da Póvoa de Varzim e tem como objetivo fomentar o voluntariado na área do salvamento marítimo, em complemento à missão do Instituto de Socorros a Náufragos.
O projeto “Costa Segura” consiste num sistema operacional para garantir a segurança da navegação, permitindo, entre outras coisas, monitorizar e acompanhar as formas de acesso ao mar e apoiar ações de busca e salvamento em barras marítimas.
O sistema já está em funcionamento, a segurança é feita em Vila do Conde e Póvoa de Varzim por controlo remoto, radar e identificação automática de navios.
A cerimónia foi presidida pelo Secretário de Estado da Defesa Nacional, Marcos Perestrello, na presença dos presidentes das Câmaras Municipais de Vila do Conde e da Póvoa de Varzim e demais Autoridades.
O plano “Costa Segura” prevê, ainda, a colocação de uma câmara de vigilância na estação do Instituto de Socorros a Náufragos de Vila do Conde ou na Capela de Nossa Senhora da Guia, durante o 1.º trimestre deste ano, para aumentar a visibilidade que é cortada pelo Forte de São João Baptista.