Última hora

Pescadores de Vila do Conde e Póvoa de Varzim limitados na pesca do biqueirão

16 Janeiro 2018
Pescadores de Vila do Conde e Póvoa de Varzim limitados na pesca do biqueirão
País
0

Uma portaria do Ministério do Mar que estabelece limitações à captura de biqueirão foi hoje publicada em Diário da República. Entre a Galiza e o Golfo de Cádis, em toda a frente atlântica de Portugal, a nova portaria diz que passa ser autorizada a captura da espécie apenas entre as zero horas de segunda e a meia-noite de quinta feira e que fora desse intervalo temporal é proibida a pesca, a manutenção a bordo e a descarga desse pescado.
A nova portaria decreta que os barcos maiores, com comprimento superior a 16 metros, só podem apanhar 3375 quilogramas por faina, enquanto os mais pequenos não podem ir além de 1688 quilogramas por jornada.
A redução da quota de pesca de biqueirão em 20 por cento foi uma decisão dos ministros das Pescas da União Europeia, mas esta medida foi contestada pela Associação Nacional das Organizações dos Produtores da Pesca do Cerco.
O despacho do Ministério do Mar prevê, ainda, um regime flexível que pode permitir o ajustamento dos limites diários em função da evolução das descargas do pescado e as Organizações de Produtores também podem estabelecer quotas para as embarcações.