Última hora

Mar agitado em Vila do Conde e Póvoa de Varzim com ondas de 7 metros

16 Janeiro 2018
Mar agitado em Vila do Conde e Póvoa de Varzim com ondas de 7 metros
Local
0

A previsão do estado do mar na costa oeste de Portugal continental vai sofrer um novo agravamento gradual a partir desta terça feira, 16 de janeiro, sendo expectável que se mantenha agitado até à madrugada do próximo sábado.
Esta previsão do Instituto Português do Mar e Atmosfera agrava-se na quarta e quinta feiras, com ondas que podem chegar aos 7 metros de altura em alto-mar, o que pode originar uma forte rebentação junto à costa oeste de Portugal Continental.
A Autoridade Marítima Nacional e a Marinha reforçam a recomendação, em especial à comunidade piscatória e da náutica de recreio que se encontra no mar, o eventual regresso ao porto de abrigo mais próximo e a adoção de medidas de precaução, bem como outras informações das capitanias dos portos sobre as condições de acesso aos portos, evitando sair para o mar até que as condições melhorem.
À população em geral que frequente as zonas costeiras ao longo de toda a faixa litoral oeste do Continente, a Autoridade Marítima Nacional e a Marinha aconselham que até ao final de sexta feira se abstenham da prática de passeios junto à costa e nas praias, bem como da prática de atividades lúdicas nas zonas expostas à agitação marítima, sendo essencial que assumam uma postura preventiva não se expondo desnecessariamente ao risco.
A Autoridade Marítima Nacional e a Marinha dão um conselho muito em particular aos pescadores lúdicos de pesca à cana para que assumam extrema cautela, evitando pescar junto às falésias e zonas de arriba nas frentes costeiras atingidas pela rebentação das ondas, tendo presente que o mar nestas situações extremas alcança zonas aparentemente seguras.
Isaac Braga, vice-presidente d’ Os Delfins, Associação de Nadadores Salvadores de Vila do Conde e Póvoa de Varzim, salienta que “o mar não tira férias”.