Última hora

Infeção Urinária na mulher

24 Janeiro 2018
Infeção Urinária na mulher
Opinião
0

As infeções urinárias são relativamente comuns nas mulheres. Isto deve-se principalmente ao fato da uretra (canal por onde passa a urina para o exterior) ser mais curta no género feminino, facilitando a chegada dos germes à bexiga e causar uma infeção. Esta infeção pode ocorrer em qualquer parte do sistema urinário, como uretra ou rins, mas, mais frequentemente, localiza-se na bexiga e causa uma cistite. A cistite pode não dar sintomas, mas normalmente a mulher queixa-se de dor ao urinar, sensação de ardor, necessidade de urinar com mais frequência, ter vontade de urinar mas não conseguir, urinar “às pinguinhas”, urina turva, com mau odor ou sangue.
Quando isto lhe acontecer, dirija-se ao seu médico. Se se confirmar o diagnóstico, o médico prescrever-lhe-á o antibiótico mais adequado para si. Normalmente os sintomas desaparecem 1 a 2 dias após iniciar a terapêutica. É importante cumprir correctamente a terapêutica. No entanto, se para além dos sintomas referidos, tiver também alterações do corrimento vaginal, é importante informar o seu médico, uma vez que poderá tratar-se de outro tipo de infeção que tem sintomatologia semelhante à cistite, mas tem um tratamento diferente.
Para prevenir novas infeções deve:
Beber bastante água;
Não reter a urina, indo à casa de banho sempre que tiver vontade de urinar;
Urinar depois de ter relações sexuais.
Se usar cremes espermicidas ou preservativos com espermicidas como métodos de contraceção, é aconselhável mudar de método; o seu médico irá propor-lhe um alternativo.
Deverá consultar o seu médico se suspeitar de uma infeção urinária, tendo em conta os sintomas que referi anteriormente; se os sintomas persistirem mais de 48 horas após iniciar o tratamento, podendo estar relacionado com resistências bacterianas, com terapêutica incompleta ou com tomas irregulares.
Infeções de repetição não devem ser encaradas como normais ou irremediáveis: nessas situações, poderá ser necessário fazer exames e tratamentos de longa duração para a sua resolução.
Atenção, é importante consultar o seu médico com carácter urgente se, para além dos sintomas que descrevi, apresentar também náuseas, dor na região lombar (região inferior das costas) ou febre.
Cuide de si, e na dúvida, dirija-se ao seu Médico de Família.

Rita Sales