Última hora

História dos Papas

25 Janeiro 2018
História dos Papas
Cultura
0

A História dos Papas é uma narrativa de grandeza, de religiosidade e de pecado. Em História dos Papas, Juan María Laboa Gallego, traça o retrato de 266 papas que ocuparam a cadeira de São Pedro, discípulos diretos que herdaram os poderes de Jesus Cristo e mantêm, há vinte séculos, a autoridade sobre a Igreja Católica. Pela cidade de Roma passaram Homens Santos como Leão I, o Grande, que enfrentou Átila, e reformadores como Gregório VII, grande defensor da Igreja face ao poder laico, guerreiros como Urbano II, que convocou a primeira cruzada, mecenas de arte como Júlio II, a quem se deve a decoração da Capela Sistina, mas também se sentaram na cadeira do poder Papas considerados hereges, como João XXII, Alexandre VI, que favorecia de forma escandalosa a sua família, Pio VII, prisioneiro de Napoleão, ou João Paulo I, que apareceu morto na sua cama depois de trinta e três dias de pontificado. Uma crónica completa que conta a história de João XXI, o único papa português, que morreu esmagado por um tecto, episódio que para alguns foi castigo divino pela falta de apreço pelos religiosos dominicanos.
Não é um livro fácil de ler pelo seu volume e densidade, apesar do tema prender o leitor do princípio ao fim, pois a História dos Papas abarca todos os Papas desde Pedro até Francisco. A informação é muita, rigorosa e alicerçada em documentos fidedignos da Igreja Católica. Através da viagem que o livro proporciona, dá para ver como os sucessores do Apóstolo cimentaram o seu poder.
O autor, Juan María Laboa Gallego, é licenciado em Filosofia e Teologia e doutor em História da Igreja pela Universidade Gregoriana de Roma. Foi professor durante 15 anos na Faculdade de Ciências Políticas da Universidade Complutense de Madrid, professor ordinário da Universidade de Comillas durante trinta anos, fundador e diretor da revista XX Séculos de História da Igreja e autor de vários livros relacionados com a Igreja Católica.
História dos Papas é um livro pesado em todos os sentidos. Tem cerca de 600 folhas, 1200 páginas e o peso de 1,040kg.