Última hora

Google abre centro de serviços em Portugal e cria 500 postos de trabalho

26 Janeiro 2018
Google abre centro de serviços em Portugal e cria 500 postos de trabalho
Economia
0

O Google decidiu instalar em Portugal um centro que vai servir para agregar fornecedores de serviços que trabalham com a multinacional nas regiões da Europa, Médio Oriente e África. A instalação do Google em Portugal vai criar 500 postos de trabalho e os escritórios devem abrir portas em junho.
A informação foi avançada pelo primeiro-ministro de Portugal no Fórum Económico Mundial de Davos, na Suíça. “Entre muitos investimentos em perspectiva destaco um: Portugal vai em breve acolher um investimento da Google, que arrancará logo com a criação de 500 empregos qualificados, sobretudo na área da engenharia”, afirmou António Costa.
A novidade foi dada numa conferência com o título “Porquê Portugal, porquê agora?”, em que também participaram os ministros das Finanças e da Economia.
“O Google vai abrir um novo centro de operações de fornecedores em Lisboa, totalmente dedicado a fornecedores terceiros. Com esta abertura, estamos a instalar num local alguns dos muitos fornecedores que dão apoio às operações do Google”, afirmou a empresa.
O centro vai funcionar em Oeiras, um concelho vizinho de Lisboa, onde algumas multinacionais tecnológicas também têm instalações.
O Google já tem uma equipa em Portugal, cujas funções passam por vender publicidade na plataforma de anúncios do Google. A abertura do novo centro acontece depois de, nos anos recentes, entidades públicas e privadas terem feito esforços para apresentar Portugal como um país aberto ao empreendedorismo digital e às empresas tecnológicas.
O gabinete do ministro da Economia tinha afirmado no Twitter que as negociações começaram em novembro, durante a Web Summit, quando o presidente do Google para a Europa, Matt Brittin, esteve em Portugal. A publicação feita pelo gabinete mostra uma fotografia de Brittin a apertar a mão ao ministro da Economia.
“O ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, já estava a sensibilizar o Google para a importância de instalar uma base em Portugal há algum tempo”. “A opção do Google recaiu em Portugal por a empresa considerar o nosso país como digital friendly [aberto ao digital]. Durante a última edição da Web Summit desenvolveram-se os últimos contactos”, divulgou o Ministério da Economia.
Para concorrer aos empregos do Google em Portugal basta estar atento à página de emprego da multinacional americana.