Última hora

Roadmap para Empresas Familiares Portuguesas do Norte de Portugal

6 Dezembro 2017
Roadmap para Empresas Familiares Portuguesas do Norte de Portugal
Economia
0

O projeto “Roadmap para empresas familiares portuguesas”, desenvolvido pela Universidade do Minho, em copromoção com a Associação Empresarial de Portugal, financiado pelo Norte 2020 e FEDER, pretende mapear as empresas familiares da região Norte de Portugal para conhecer o seu papel e impacto na economia local, nacional e internacional, na criação de riqueza e emprego, e na sustentabilidade e desenvolvimento das comunidades locais em que se inserem.
O Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais da Universidade do Minho está a mapear as empresas familiares do Norte do país
A investigadora coordenadora Ana Paula Marques disse que uma das questões a perceber com este projeto passa pela “dificuldade que existe na definição de empresas familiares, já foram caracterizadas do ponto de vista fiscal, a questão da sucessão, mas saber exatamente quantas são, qual a dimensão e caracterização, são as respostas que procuramos”.
Este trabalho de investigação visa a criação de uma base de dados que permite especificar quantas Pequenas e Médias Empresas (PME), micro ou grandes empresas são familiares e, assim, conhecer melhor o seu contributo para os mercados nacional e internacional. “O mapeamento exaustivo desta realidade permitirá destacar o papel das empresas familiares na sustentabilidade e no desenvolvimento das comunidades locais, auxiliando os atores políticos na tomada de decisões relevantes no domínio económico e social”, salientou Ana Paula Marques.
“Uma das principais dificuldades que estas estruturas enfrentam é a ausência de visibilidade institucional relativamente às suas mais-valias para a sociedade, quando na verdade são agentes importantes na produção de riqueza e valor acrescentado, na criação de emprego e na capacidade de atração e fixação de recursos humanos”, afirmou Ana Paula Marques.
A coordenadora do Roadmap afirmou que este projeto “tem por base famílias e empresas, que são a economia de uma região ou país”.
Para já, o compromisso é o mapeamento das empresas familiares do Norte, mas nada impede que no futuro possa chegar a todo o país. Os dados do “Roadmap para Empresas Familiares Portuguesas” vão ser disponibilizados em breve num site criado para o efeito.