Última hora

Portugal e Espanha limitam pesca da sardinha a 14 mil toneladas em 2018

5 Dezembro 2017
Portugal e Espanha limitam pesca da sardinha a 14 mil toneladas em 2018
País
0

A pesca da sardinha vai estar limitada a 14 mil toneladas em 2018, avançou esta terça feira o Correio da Manhã. Segundo o jornal, Portugal e Espanha entregaram na passada segunda feira, 4 de dezembro, uma proposta conjunta que visa baixar a captura da sardinha em 2018 a fim de proteger stocks juvenis.
Ainda de acordo com o Correio da Manhã, há um plano ibérico que também prevê a paragem total da pesca da sardinha até abril de 2018, sendo que a única captura dirigida ao pescado só vai ser permitida a partir de 1 de junho.
O valor da quota de pesca da sardinha baseia-se na estimativa de que existem cerca de 146 mil toneladas deste peixe nas zonas da Finisterra, Golfo de Cadiz e na costa portuguesa.
O Correio da Manhã avança ainda que o documento proposto junto da União Europeia, negociado entre Ana Paula Vitorino, a Ministra do Mar, e Isabel Garcia Tejerina, Ministra Espanhola das Pescas, representa uma quebra de 14% na quota da sardinha. A repartição do total de 14 mil toneladas de sardinha capturada ainda não está fechada, mas Portugal deverá ficar com 9200 toneladas e as restantes 4800 ficarão para Espanha.
O documento assinado entre Portugal e Espanha prevê o reforço da investigação científica, nomeadamente a realização de estudos genéticos da sardinha.
Neste momento, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) espera fazer, ainda no decorrer do mês de dezembro, uma nova saída para o mar a fim de avaliar os juvenis da sardinha.