Última hora

O “não foi selecionado” chegou…

7 Dezembro 2017
O “não foi selecionado” chegou…
Opinião
0

O tão desagradável “não foi selecionado” chegou! O processo de recrutamento e seleção fechou e não foi selecionado. Poderá ser a sua primeira entrevista, assim como poderá ser a milésima, o sabor desse “não” será o mesmo, a única diferença será o quanto se deixa afetar por ele.

Importante:

1.º – Tentar perceber o que poderá ter acontecido para que não fosse selecionado, se é algo que possa melhorar e que recursos necessita para que o possa fazer com sucesso. Perguntas como:
“Terá sido o meu CV?”
“Terá sido o que vesti?”
“Terá sido a experiência profissional?”
“Terá sido algo que eu disse?”
“Será que não mostrei o entusiasmo necessário?”
“Terá sido o meu nervosismo?”
“Terá sido…?”
“Terá sido…?”
São as dúvidas que surgem após esse “não” e que muitas das vezes nos deixam inseguros para outras entrevistas que até já temos agendadas. Se conseguir perceber junto do responsável de recrutamento e seleção, ótimo, se não o conseguir terá que o fazer sozinho ou com amigos, familiares ou até junto de um profissional com conhecimento para o ajudar.

2.º – Resiliência, a tão falada resiliência que é tão fácil de dizer e tão difícil de “pôr em prática”! Manter a calma, perceber o que falhou e definir uma estratégia sempre com o objetivo de melhorar o que é possível melhorar ou aprender a viver com isso e tirar o melhor partido. Não se deixe afetar com um “não foi selecionado” e tente ver esse não como uma prancha de lançamento para uma melhoria e trabalhar nesse sentido!

3.º – Motivação, otimismo e gestão de emoções. Mantenha os seus objetivos bem definidos, melhore o que tem a melhorar e mantenha-se positivo. De que serve andar triste ou pessimista? Só fará com que seja ainda mais difícil conseguir o emprego que procura porque ninguém seleciona pessoas pessimistas, certo?

E lembre-se:
“Se precisar descanse, mas não desista!” – Autor desconhecido

Maria Varela Marques