Última hora

Miguel Pereira é candidato ao PSD de Vila do Conde

15 Dezembro 2017
Miguel Pereira é candidato ao PSD de Vila do Conde
Política
0

Qual é a sua leitura dos resultados das últimas eleições autárquicas em Vila do Conde?

A leitura dos resultados das últimas eleições autárquicas em Vila do Conde como já referi noutros orgãos de comunicação, na minha opinião é simples, basta constatar os factos do que se passou até ao dia das eleições, em que o povo vilacondense se teve de pronunciar. Tivemos a actual presidente da câmara a liderar um movimento independente (NAU) que em pouco tempo conseguiu criar uma máquina eleitoral muito forte, muito centrada na figura da própria Elisa Ferraz, evitando o combate político e preocupando-se exclusivamente em passar a sua mensagem, que aliás não era mais do que já tinha feito ao longo dos últimos quatro anos, fruto do cargo que ocupava, que era mostrar-se junto do povo, cultivando afetos. Aliado a tudo isto fez passar ainda a mensagem que era a oportunidade de “varrer” o Eng. Mário Almeida, de uma vez por todas da política concelhia, o que a levou a conseguir apoios em todos os quadrantes políticos que utilizaram o chamado célebre voto útil. A Coligação “Mais Vila do Conde” por seu lado e tendo em conta as circunstâncias do momento, fez o que estava ao seu alcance, apesar de ter um candidato preparado e capaz não conseguiu desmontar e contrariar esta mensagem do voto útil que a NAU passou.

O resultado obtido pela Coligação Mais Vila do Conde ficou aquém do esperado. Isso foi o motivo para se candidatar à liderança do PSD? Quais são as razões e motivações para a sua candidatura?

A minha candidatura surge acima de tudo pela vontade própria que tenho em assumir o partido, isso é inequívoco e ponto assente. Contudo, e evidentemente os resultados obtidos nas últimas eleições, quer pela negativa ao nível do concelho, quer pela positiva ao nível pessoal, despertou em mim uma responsabilidade acrescida, o que levou a candidatar-me à comissão política concelhia. Tenho a plena convicção que eu e esta equipa que me acompanha faremos do PSD em Vila do Conde um partido ganhador.

Como avalia a política em Vila do Conde?

A política em Vila do Conde no meu entendimento continua a mesma de há 43 anos atrás, apenas mudaram os nomes, passou de ter um presidente da Câmara chamado Mário Almeida para ter uma presidente chamada Elisa Ferraz e passou de ter um partido no poder chamado PS para ter um Movimento Independente chamado NAU. No final das contas os principais intervenientes quer do PS, quer da NAU são os mesmos, durante a maior parte deste tempo estiveram à frente dos destinos do concelho juntos. O PSD ao longo destes anos tem sido uma oposição séria, no entanto, nunca conseguiu liderar a Câmara Municipal. É isto que queremos mudar, queremos ser uma alternativa real, queremos governar os destinos de Vila do Conde.

Com que apoios conta da cúpula do PSD de Vila do Conde?

O nosso apoio são os militantes de base. Contamos com o apoio de todos, ao contrário do que se diz o PSD não é um partido de barões, o PSD é um partido de cariz popular e humanista. Se não fosse assim, e tendo em conta de onde venho, eu nunca poderia ambicionar ser presidente do PPD/PSD Vila do Conde.

Sente que os sociais-democratas de Vila do Conde estão consigo?

No decorrer desta campanha sinto que os militantes se identificam com a nossa candidatura, sinto que estão envolvidos com a mesma, contudo só no próximo dia 16 de Dezembro nas urnas é que teremos a verdadeira resposta. Quem pensar o contrário está enganado…

Há 2 candidatos à liderança do PSD de Vila do Conde. O que o distingue do outro concorrente?

Prefiro não me pronunciar relativamente ao Professor Pedro Soares, uma vez que, para além de meu amigo, é meu companheiro de partido. Acima de tudo acho que os militantes do PSD devem votar em mim, porque represento os reais valores da social democracia, durante a minha vida de militância sempre estive presente ativamente na vida do partido, sempre fui à luta quando solicitado, sempre fui solidário para com os meus companheiros de partido e tenho sido o rosto da vitória do PSD no concelho.

Se ganhar a liderança do partido, considera-se um bom candidato à Câmara Municipal de Vila do Conde em 2021?

A questão da candidatura à Câmara Municipal de Vila do Conde em 2021, neste momento, pelo menos da minha parte, não se coloca, uma vez que, o que interessa, neste momento, é unir o partido em torno da sua comissão política, recuperar as forças anímicas depois do mau resultado autárquico que tivemos, pensar o futuro do partido, profissionalizá-lo, comunicar bem, dotar os núcleos das freguesias de meios para fazer uma oposição capaz e, acima de tudo, credível para que sejamos uma alternativa no futuro. Penso que só depois de termos cumprido estes pressupostos, é que poderemos escolher os vários candidatos às próximas eleições autárquicas e o melhor candidato a cada órgão será o que, no momento da escolha, reunir as melhores condições para vencer as eleições.

O PSD nacional também vai a eleições. Vai apoiar Pedro Santana Lopes ou Rui Rio?

Pedro Santana Lopes.