Última hora

Mensagem de Natal

22 Dezembro 2017
Mensagem de Natal
Opinião
0

Saúdo-vos nesta missiva natalícia com a autoridade de quem vos ama e serve no desejo de vos afirmar Deus como causa primeira de Graça e Paz.
Vivemos na esperança do encontro com o Príncipe da Paz e Ele agora visita-nos no mais íntimo da nossa existência, aconchegando os nossos desesperos em solidariedade sublime.
“A Esperança é uma menina que parece não ser nada. Que veio ao mundo no dia de Natal” (Charles Péguy) há dois milénios. Ela é menina que arrasta porque se alicerça no Menino que carrega o mundo no peso da manjedoura que faz ver para lá das duras condições e possibilidades ainda escondidas, despertando em nós o sentido do possível.
Perante as realidades de desespero, de angústia, no infortúnio da vida não nos podemos resignar a ser meros intérpretes passivos do esperado, “mas já os colaboradores do futuro, cuja força, na esperança como na realização, é Deus” (Jürgen Moltmann).
Estamos, talvez como nunca, num mundo que espera por esperança. Aproveitemos esta época natalícia para ser-aí [visão heideggeriana], não para a morte, mas para conceber um porvir mais sensível, colocando Deus e a Sua promessa na narrativa de homens e mulheres que na ausência de teto e agasalho, na presença de fome e sede, necessitam de impulso e abertura para o ainda-não da felicidade que pode encontrar resposta na praxis da nossa “fé, esposa fiel, e na caridade, mãe ardente, toda coração” (cf. Péguy).
Votos de um Santo Natal de quem trabalha convosco e para vós, vive na comunidade como pai, filho, neto ou irmão e vos anima e exorta a caminhar para Aquele que já saiu de Si para se fazer Natal na Humanidade de todos os tempos!

Pe. Paulo César