Última hora

A melhor farmácia do mundo

13 Dezembro 2017
A melhor farmácia do mundo
Opinião
0

O que mais importa é descobrir a origem do problema. Muitas vezes, entram-nos pelo gabinete utentes com um pré-diagnóstico feito – tendinites, dores ciáticas e hérnias discais são os mais frequentes. No entanto isso nada diz acerca do verdadeiro problema da pessoa que se encontra à nossa frente. O que realmente importa é perceber o porquê daquela dor estar a aparecer, porque a dor apenas é um sintoma que nos diz que alguma coisa não está bem.
Se a pessoa tiver uma dor no ombro por causa de um tendão inflamado (tendinite), essa dor é importante para a pessoa porque a incomoda, mas para o profissional deve ser apenas uma informação que indica o caminho da lesão. Não vamos ganhar muito em tratar apenas o ombro, até porque em muitos casos há pessoas que tratam o ombro durante meses e a dor não desaparece e às vezes até se agrava. É sinal de que o problema não é ali, então não vamos insistir. Não é inteligente fazer a mesma coisa e esperar resultados diferentes.
Então, posto isto, hoje é possível, com alguma facilidade, perceber a origem da maior parte dos sintomas que os pacientes nos apresentam. O utente deve ter critério na escolha do sítio que escolhe para uma primeira observação. Se eu tenho uma dor no ombro que me aparece após anos de trabalho e movimentos repetidos, não vou tratar essa dor através de medicação ou cirurgia.
Tenho que corrigir as estruturas afetadas e ajudar o meu corpo a encontrar o equilíbrio que lhe falta para se auto tratar. Sim, porque se não existirem barreiras, o corpo tem a capacidade de se tratar sozinho. E isto é outra coisa que não nos podemos esquecer. A melhor farmácia do mundo está dentro de nós. O ser humano, assim como qualquer animal, tem a capacidade de produzir o “anti-inflamatório” que precisa, o “antidepressivo” que precisa. E a única coisa que precisa é de encontrar o equilíbrio físico e emocional.
A tarefa mais difícil do Homem é conhecer-se a si próprio e não mentir a si próprio. Muitas das dores começam aí.

Tiago Silva