Última hora

Filme de Gonçalo Almeida estreado em Vila do Conde foi selecionado para o Festival Sundance

5 Dezembro 2017
Filme de Gonçalo Almeida estreado em Vila do Conde foi selecionado para o Festival Sundance
Cultura
0

O filme “Thursday Night”, do realizador português Gonçalo Almeida, estreado em julho no festival Curtas Vila do Conde, foi selecionado para a competição do Festival de Cinema Independente Sundance, em janeiro, nos Estados Unidos da América.
O filme, uma ficção de quase oito minutos, está selecionado para a competição de curtas-metragens do Festival Sundance 2018, que vai decorrer entre 18 e 28 de janeiro na cidade de Park City, no Utah.
O Sundance é considerado um dos mais importantes festivais dedicados ao cinema independente. Esta é a segunda vez que uma curta-metragem de produção exclusivamente portuguesa é selecionada para a competição.
Este 2017, o filme “Pedro”, de André Santos e Marco Leão, esteve em competição no Sundance.
Inspirado no álbum “Thursday Afternoon” (1985), de Brian Eno, “Thursday Night”, de Gonçalo Almeida, é descrito como “um thriller fantástico protagonizado por duas cadelas: a dócil Bimbo que uma noite recebe a visita da misteriosa Dakota para lhe entregar uma mensagem”.
“Thursday night” teve estreia em julho passado no festival Curtas Vila do Conde e já passou por outros festivais. Venceu o prémio de Melhor Curta-Metragem Portuguesa no Motelx e o de melhor realização no Fantastic Fest, no Texas.
Antes de chegar a Sundance, o filme de Gonçalo Almeida vai ser exibido este mês em 34 localidades portuguesas, no âmbito do programa internacional “O Dia Mais Curto”, associando-se ao solstício de inverno.
Gonçalo Almeida tem 31 anos de idade e é natural de Santiago do Cacém. O realizador estudou design gráfico em Portugal e cinema no Reino Unido. Atualmente finaliza a primeira longa-metragem, “Faz-me companhia”.
Na semana passada, a organização do Festival Sundance tinha anunciado a seleção de longas-metragens para todas as categorias do festival, num total de 110 filmes de 29 países.
O Festival Sundance é organizado pelo Sundance Institute, fundado pelo ator e produtor Robert Redford, com o objetivo de promover novos realizadores e produções independentes.