Última hora

Chás e infusões, benefícios para a saúde

6 Dezembro 2017
Chás e infusões, benefícios para a saúde
Opinião
0

Numa altura do ano em que as temperaturas descem e o frio aperta, não há nada como uma boa bebida quente para nos aquecer e manter bem hidratados. Neste texto vou-vos falar de chás e infusões que trazem alguns benefícios para a saúde.
Antes de mais há que fazer a distinção entre chá e infusão. O chá é a infusão feita com as folhas da planta camellia sinensis, o chá pode ser branco, verde, amarelo, oolong, vermelho e preto. A sua denominação baseia-se no processo de fermentação crescente do branco (não fermentado) até ao preto (mais fermentado), e/ou com o seu processo de maturação. A infusão poderá ser feita com outras plantas com propriedades terapêuticas, por exemplo: camomila, alecrim, erva-príncipe, carqueja, cavalinha…
A Camellia sinensis, planta do chá, bastante estudada por cientistas devido à sua composição, é rica em compostos como catequinas, bioflavanóides e taninos, que confere ao chá verde uma boa atividade em antioxidantes. A Camellia sinensis ajuda no combate dos radicais livres, auxiliando na prevenção de diversas doenças, entre elas o cancro. O chá proveniente desta planta também possui magnésio, potássio, ácido fólico, vitaminas C, K, B1 e B2, que são importantes para o funcionamento do nosso organismo.
Beber chá pode ser uma boa forma de manter o organismo hidratado, não esquecendo a ingestão diária recomendada de 1,5/2L para a maioria das pessoas, especialmente se não for adicionado açúcar ou adoçante.
Para preparar um chá, deverá ferver água e esta deve estar entre 60-85ºC. O tempo de infusão, no que diz respeito à apreciação do sabor, deve ser de pelo menos 1 a 3 minutos, se bem que se deixar o chá mais um pouco (5 min.), os compostos benéficos irão ser aproveitados de melhor forma.
Se não tem o hábito de consumir esta bebida, nunca é tarde para começar a ter. Pode diminuir o consumo de café, que, em geral, não deve ser superior a 3/4 expressos/dia. O efeito é semelhante ao do café, é estimulante, mantendo-nos despertos. Não se esqueça de o tomar sem açúcar e/ou adoçante.

Luís Campos