Última hora

A Vida de um Génio

23 Novembro 2017
A Vida de um Génio
Cultura
0

Passado na colorida Nova Iorque dos meados do século XX, A Vida de um Génio segue o jovem Salinger (Nicholas Hoult), à medida que este luta para encontrar a sua voz, tenta conquistar a famosa socialite Oona O’Neill (Zoey Deutch) e combate na frente da Segunda Guerra Mundial. Estas são as experiências que iriam influenciar a criação da sua obra-prima “The Catcher in the Rye”, que lhe trouxe fama (e notoriedade) e acabou por levá-lo ao abandono da vida pública até ao fim dos seus dias.
Autor-fetiche da geração do pós-guerra, Jerome David Salinger – mais conhecido como J. D. Salinger (1919-2010) – nasce em Nova Iorque, em 1919. Com 21 anos, frequenta a Universidade de Columbia, onde é aluno de Whit Burnett, editor da revista “Story”. Percebendo o talento do jovem pupilo, Burnett publica na sua revista o conto “The Young Folks”. A amizade entre ambos perdura, com Burnett a tornar-se uma espécie de mentor de Salinger por vários anos. Em 1942, Salinger é obrigado a alistar-se no Exército e a combater na Segunda Guerra Mundial. Participa no desembarque na Normandia e na libertação de Paris, onde conhece aquela que virá a ser a sua primeira mulher, Sylvia Welter. Após o regresso aos Estados Unidos da América, começa a publicar contos na revista “The New Yorker”, onde surge pela primeira vez a personagem Holden Caulfield.
Voltaria a aparecer na obra “À Espera no Centeio” (publicada em 1951), uma das mais importantes, influentes e impactantes obras da literatura norte-americana. Mais tarde, Salinger resguarda-se da opinião pública e transforma-se num eremita. Numa rara entrevista ao “The New York Times”, já em 1974, disse que encontrou a paz de que precisava ao deixar de publicar. E revelou: “Gosto de escrever. Mas escrevo só para mim e para meu próprio prazer.” Apesar de ter sido abordado inúmeras vezes por diversos produtores de Hollywood, nunca vendeu os direitos da adaptação ao cinema de “À Espera no Centeio”, a sua obra mais aclamada, por considerar a história “infilmável” e a personagem Holden Caulfield “irrepresentável”.
Estreia na realização do actor e argumentista Danny Strong, um filme dramático que adapta o livro biográfico “J. D. Salinger: A Life”, em que Kenneth Slawenski percorre alguns momentos da vida do escritor norte-americano. Enfatizando os anos como soldado na Segunda Guerra Mundial, aborda a experiência de guerra como principal motivo da sua escolha por uma vida de reclusão. Além de Nicholas Hoult como protagonista, no filme participam os actores Zoey Deutch, Sarah Paulson e Kevin Spacey.
J. D. Salinger morreu a 27 de Janeiro de 2010, de causas naturais.