Última hora

Cada pescador de sardinha vai receber 960 euros pela paragem de 30 dias

29 Novembro 2017
Cada pescador de sardinha vai receber 960 euros pela paragem de 30 dias
País
0

Cada pescador de sardinha vai receber cerca de 960 euros pela paragem da captura do exemplar, com artes de cerco, durante 30 dias, estimando-se, segundo o secretário de Estado das Pescas, um custo total de três milhões de euros.
A proibição temporária da captura de sardinha com artes de cerco, ontem publicada em Diário da República, vigora a partir desta quarta feira, 29 de novembro, e está em vigor até 30 de abril de 2018, período em que os pescadores podem escolher a paragem de atividade por 30 dias e solicitar o respetivo apoio social.
“Um mês de paragem significa três milhões de euros, mas o valor certo vai depender das candidaturas apresentadas”, afirmou o Secretário de Estado das Pescas, José Apolinário, explicando que a estimativa se baseia nos dados de apoios sociais do ano passado, quando foram apoiados 1.400 pescadores e 130 embarcações.
As medidas de apoio social publicadas, e que entram esta quarta feira em vigor, integram-se num documento ainda mais amplo e que está a ser preparado com o país vizinho, segundo José Apolinário.
“Estamos a trabalhar com Espanha para termos um plano concertado, um conjunto de medidas de recuperação do ‘stock’ da sardinha, com gestão conjunta” dos dois países, afirmou o Secretário de Estado das Pescas.
O documento, que ainda está a ser preparado, deve ser enviado a Bruxelas dentro de uma semana, segundo o governante: “Estamos a trabalhar para ter tudo pronto em 04 de dezembro”, concluiu José Apolinário.
A interdição de pesca abrange as embarcações licenciadas para operar com artes de cerco na zona 9, desde a Galiza ao Golfo de Cádis, e que foi definida pelo Conselho Internacional para a Exploração do Mar (CIEM).