Última hora

Peregrinação

15 Novembro 2017
Peregrinação
Cultura
0

“Em março de 1537, aos 26 ou 28 anos, Fernão Mendes Pinto, fugindo à miséria e estreiteza da sua vida, partiu para a Índia em busca de fama e fortuna”. Este argumento chegou agora ao cinema, através de Peregrinação, do realizador João Botelho.
Em 1537, para escapar à miséria e se juntar aos dois irmãos, Fernão Mendes Pinto parte para a Índia. Assim, começam as aventuras e desventuras de um homem que, durante os 21 anos em que esteve no Oriente, foi “13 vezes cativo e 16 ou 17 vendido”, segundo a autobiografia.
Em 1558, regressa a Portugal. Depois de várias tentativas de se ver recompensado pelos serviços feitos à coroa portuguesa, acaba por desistir e estabelecer-se na Quinta de Palença, em Almada, onde se dedicou à escrita, entre 1569 e 1578, da obra que, várias décadas mais tarde, o viria a tornar famoso.
João Botelho e uma equipa reduzida, com produtor, diretor de fotografia e um assistente, estiveram no verão do ano passado a filmar parte de Peregrinação em sete cidades chinesas, no Japão, na Malásia e no Vietname.
Para além de Vila do Conde, em Portugal, João Botelho filmou na Quinta da Ribafria, em Sintra, no Arsenal do Alfeite, em Almada, no cais palafítico da Carrasqueira e na Comporta.
A réplica da Nau Quinhentista, fundeada nas águas do rio Ave junto à Alfândega Régia, foi transformada, nos últimos dias de abril de 2016, em cenário e palco principal das filmagens de Peregrinação, que faz um relato da presença dos portugueses no Oriente e um registo crónico temporal das viagens de duas décadas de Fernão Mendes Pinto.
O novo filme do realizador João Botelho, Peregrinação, que estreou no passado dia 1 de novembro em 35 salas do país, foi exibido em Vila do Conde, no Teatro Municipal, no passado dia 16 de novembro.
Este filme recria as aventuras contadas em “Peregrinação”, no que se refere à memória dos tempos áureos dos Descobrimentos portugueses, tem o ator Cláudio da Silva como protagonista. É acompanhado no elenco por Cassiano Carneiro, Pedro Inês, Catarina Wallenstein, Maya Booth, Rui Morrison, Jani Zhao e Zia Soares.