Última hora

Padre Bártolo lança livro para ajudar Ordem Terceira de São Francisco de Vila do Conde

30 Novembro 2017
Padre Bártolo lança livro para ajudar Ordem Terceira de São Francisco de Vila do Conde
Cultura
0

A Venerável Ordem Terceira de São Francisco de Vila do Conde celebrou a 19 de novembro os 200 anos do órgão da Igreja de São Francisco.
O órgão que está ao serviço da liturgia em Vila do Conde, construído em 1817, pelo organeiro Manuel Sá Couto, natural de Santo Tirso, é igual ao que se encontra no Seminário de Teologia, em Braga.
Durante a cerimónia comemorativa dos 200 anos do órgão da Igreja de São Francisco decorreu, também, a apresentação do novo livro do Padre Bártolo Pereira, intitulado “Convento da Encarnação e Lar de São Francisco”.
Entrevistamos o Padre Bártolo Pereira, Capelão da Venerável Ordem Terceira de São Francisco de Vila do Conde.

O que o motivou para escrever este livro?

Como digo na nota de abertura do livro, a propósito dos 200 anos do órgão de São Francisco é dar a conhecer esta casa de Vila do Conde. Este lar de São Francisco é uma mais-valia para Vila do Conde. E, depois, li uma frase muito curta num livro do Padre Tolentino Mendonça que me deu a inspiração total para isto. O Padre Tolentino diz que uma vez numa conversa com uma Freira ela lhe dizia: “eu chego a Deus pela Fé e pela bicicleta”. Evidentemente que pela Fé chegamos a Deus de forma fácil. Chegar a Deus pela bicicleta é altamente complicado, mas ele explicava. E eu agarrei nisto, justamente, das coisas às pessoas, das pessoas e das coisas a Deus. Neste caso concreto, de um órgão simples, que tem 200 anos, a dar a conhecer a casa, o Lar de São Francisco de Vila do Conde, e sobretudo, congregar os irmãos que andam todos um bocadinho engasgados uns com os outros.

Ter percorrido 200 anos de história fez com que descobrisse muitas histórias e estórias?

Evidentemente. Eu vivo no Lar de São Francisco há alguns anos, desde que deixei Zurique. No lar de São Francisco de Vila do Conde descobri, ao longo de 5 ou 6 anos, que é o tempo que aqui estou, em primeiro, a espiritualidade Franciscana, que não conhecia muitíssimo bem. Francisco de Assis é um homem de grande valor na história do Cristianismo e deixa uma herança espantosa no que diz respeito à cultura mundial, que é o valor da fraternidade. Como diz o nosso amigo Valter Hugo Mãe, que agora está na moda, comecei a pensar na felicidade e pensar na felicidade é encontrar soluções para a velhice. E encontrar soluções para a velhice é encontrar soluções para a morte. Que nunca se chega a encontrar.

Quando é que começou a projectar a colocar a história do Lar de São Francisco em livro e quanto tempo é que demorou a executar?

O livro conta a história, o percurso, desta casa que é de São Francisco, sobretudo da Ordem Terceira, que herdou todos os testemunhos e toda a cultura do Convento da Encarnação e depois a Ordem Terceira que fundou o Lar de São Francisco. Há cerca de dois anos para responder concretamente à pergunta. O livro não é um trabalho feito de uma assentada, foi pouco a pouco. Tive que percorrer documentação dos anos de 1600 e 1700 para tirar informação e ideias para o livro.

E qual é o propósito do seu livro, Convento da Encarnação e Lar de São Francisco, para além de manter viva a história?

Para além de acautelar uma série de documentos que fui guardando ao longo dos tempos, informações preciosas sobre esta casa, o livro é lançado e posto à venda para tentarmos restaurar o órgão. O órgão teve um primeiro restauro em 1980 e já nessa altura ficou por cerca de quinhentos contos. Agora, das pesquisas que fizemos para o restaurar novamente em 2017, a primeira proposta foi de cerca de 30 mil euros. Sabemos que qualquer restauro é obra cara, portanto, o livro é lançado com esta intenção. Eu fiz o livro, paguei a impressão do livro e todo o dinheiro que conseguirmos com a venda do livro, que tem o valor de 10 euros, será para amealhar para tentar restaurar este órgão de São Francisco e está à venda nesta casa, mas quem quiser pode ajudar na contribuição para a restauração do órgão.

O Lar de São Francisco de Vila do Conde nasceu, por carta régia, em 1863 e foi inaugurado em 1867.