Última hora

Operação Todos os Santos da GNR também passou por Vila do Conde e Póvoa de Varzim

3 Novembro 2017
Operação Todos os Santos da GNR também passou por Vila do Conde e Póvoa de Varzim
Local
0

A Guarda Nacional Republicana realizou em todo o território nacional uma operação de intensificação do patrulhamento rodoviário entre o dia 31 de outubro e o dia 1 de novembro, altura em que é celebrado o dia de “Todos os Santos”, com vista a regularizar o trânsito e garantir o apoio e a segurança a todos os utentes das vias.
A Guarda Nacional Republicana deu especial atenção aos comportamentos dos condutores que colocassem em causa a sua segurança e a de terceiros, sendo que a fiscalização incidiu, prioritariamente, sobre o “cumprimento das regras de trânsito, designadamente, no que respeita às manobras de ultrapassagem, mudança de direção, posição de marcha, inversão do sentido de marcha, cedência de passagem e distância de segurança; Excesso de velocidade; Falta de habilitação legal; Falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistemas de retenção; Uso indevido do telemóvel no exercício da condução; Condução sob a influência do álcool e de substâncias psicotrópicas”.
A Guarda Nacional Republicana esteve em operação de intensificação do patrulhamento rodoviário nas zonas limítrofes entre as freguesias e as cidades de Vila do Conde e Póvoa de Varzim.
Neste período, em Portugal, registaram-se 328 acidentes, dos quais resultaram cinco mortos, cinco feridos graves e 97 feridos ligeiros.
Durante a operação foram detidos cerca de 100 condutores, 63 por taxa de álcool no sangue igual ou superior a 1,20 gramas/litros e 24 por falta de habilitação legal.
Nesta operação foram fiscalizados 8 433 condutores e detetadas 2 095 contraordenações, 1109 por excesso de velocidade, 175 por condução com uma taxa de álcool no sangue superior ao permitido por lei, 115 por uso indevido do telemóvel no exercício da condução, 95 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças.
Na Operação “Todos os Santos” da Guarda Nacional Republicana de 2016 registaram-se 871 acidentes, de onde resultaram sete mortos, 227 condutores detidos, destacando-se 148 por taxa de álcool no sangue igual ou superior a 1,2 gramas/litro, 5 771 infrações, das quais 1 865 por excesso de velocidade.