Última hora

Homem de Mindelo que assumiu ter encomendado morte dos pais sabe hoje a decisão do Tribunal

14 Novembro 2017
Homem de Mindelo que assumiu ter encomendado morte dos pais sabe hoje a decisão do Tribunal
Local
0

O Tribunal de Matosinhos agendou para esta terça feira a leitura da decisão sobre o caso de um homem de Mindelo que confessou ter encomendado a morte dos pais em novembro de 2016.
O processo, que envolve mais dois arguidos, o homem contratado para matar os pais e a namorada do mesmo, está a ser julgado no Juízo 8 do Tribunal de Matosinhos.
O principal arguido encomendou a morte dos pais com o objetivo de ficar com a herança, entregando, ao outro suspeito, como adiantamento, um cheque e dinheiro que este transferiu para a namorada, e cúmplice, segundo a acusação defende.
“A morte das vítimas apenas não se concretizou por mero acaso, alheio à vontade dos suspeitos”, frisou o Ministério Público.
Os crimes “foram de uma inusitada e despropositada violência, condizente com os objetivos previamente traçados”, que visavam matar as vítimas e “realizar um roubo para dissimulação dos homicídios”.
A 3 de outubro, no início do julgamento, o homem assumiu não ter tido motivo válido e assumiu querer “pagar” agora pelo crime.
Para além disso, o suspeito de 48 anos, em prisão preventiva, referiu que “os pais não aceitavam o seu atual relacionamento amoroso, não concordavam com a venda que ele fez de um armazém e que tinham tido, há pouco tempo, desentendimentos”. A soma destas situações, “saturaram-no” ao ponto de encomendar a morte dos pais, relatou.
Ao contrário da acusação, o arguido garantiu que o crime nada teve a ver com a herança, que era “pequena”, mas com “más opções de vida” que foi tendo e que geravam discussões e conflitos com os progenitores.
O homem confirmou que encomendou a morte a um amigo do filho, não tendo traçado qualquer tipo de plano, pedindo-lhe apenas que fosse “rápido e sem grande sofrimento”.
O alegado executante do crime, de 23 anos, igualmente detido, revelou que nunca teve intenção de matar ninguém, mas apenas de extorquir dinheiro.