Última hora

Homem que mandou matar os pais foi condenado a oito anos e oito meses de prisão

14 Novembro 2017
Homem que mandou matar os pais foi condenado a oito anos e oito meses de prisão
Local
0

O homem que encomendou a morte dos pais há uma ano, em Mindelo, Vila do Conde, foi hoje condenado a oito anos e oito meses de prisão. O executante dos homicídios foi condenado a nove anos e nove meses de cadeia, pelo Juízo 8 do Tribunal de Matosinhos.
O filho tinha confessado, em audiência de julgamento, a encomenda da morte dos pais, em novembro de 2016.
Este processo envolveu mais dois arguidos, o homem contratado para matar os pais, filho de um amigo, e a namorada deste, que foi absolvida.
Os dois homens agora sentenciados vão ter que pagar cerca de 54 mil euros de indemnização às vítimas.
Ao principal arguido, a presidente do coletivo de juízes disse que o mesmo causou “graves danos” aos pais, nomeadamente psicológicos, e lamentou que tenha tido esta ideia “perfeitamente avessa” a qualquer pessoa que vive em sociedade.
Ao arguido, que agrediu e tentou matar as duas pessoas, dentro da sua própria habitação, e que apenas não o concretizou porque as munições da arma não deflagraram, a magistrada entendeu também como “lamentável” que o mesmo tenha feito parte de um plano destes.
Quanto à namorada deste, absolvida, a juíza explicou que não se fez prova do seu envolvimento, mas ficou a sensação de que o namorado agiu para lhe agradar.
Os crimes “foram de uma inusitada e despropositada violência, condizente com os objetivos previamente traçados”, que visavam matar as vítimas e “realizar um roubo para dissimulação dos homicídios”, sustentou o Ministério Público.
Segundo a acusação, o principal arguido encomendou a morte dos pais com o objetivo de ficar com a herança, tendo entregue a outro suspeito, como adiantamento, um cheque e dinheiro, que este transferiu para a namorada e cúmplice.
“A morte das vítimas apenas não se concretizou por mero acaso, alheio à vontade dos suspeitos”, frisou o Ministério Público.