Última hora

Fundos Comunitários podem ajudar empresas de Vila do Conde

17 Novembro 2017
Fundos Comunitários podem ajudar empresas de Vila do Conde
Economia
0

O NORTE 2020 é o instrumento financeiro de apoio ao desenvolvimento regional do Norte de Portugal, gerido pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, que vai aplicar, durante os próximos anos, 3,4 mil milhões de Euros de verbas comunitárias.
O programa integra o Acordo de Parceria Portugal 2020 e o atual ciclo de fundos estruturais da União Europeia destinados a Portugal.
A aplicação regional do NORTE 2020 vai ser efetuada a partir das prioridades identificadas aquando do planeamento do programa, no qual participaram atores regionais e locais. Quase metade do valor, 1,26 mil milhões de Euros, dirige-se à competitividade de micro e pequenas empresas da região, com projetos de internacionalização, inovação e investigação. Já cerca de 403 milhões de Euros destinam-se a iniciativas públicas de investigação, desenvolvimento tecnológico e inovação, e 385 milhões de Euros vão ser aplicados no sistema urbano.
O NORTE 2020 é um dos cinco programas operacionais regionais que fazem parte do PORTUGAL 2020, o Acordo de Parceria adotado entre Portugal e a Comissão Europeia, no qual se definem os princípios de programação que consagram a política de desenvolvimento económico, social e territorial para promover, em Portugal, entre 2014 e 2020. Na base do Acordo de Parceria está a aplicação dos cinco Fundos Europeus Estruturais e de Investimento – FEDER, Fundo de Coesão, FSE, FEADER e FEAMP.
O Norte 2020 prevê, ainda, verbas alocadas aos domínios educação e aprendizagem ao longo da vida, qualidade ambiental, economia de baixo teor de carbono, inclusão social e pobreza, emprego e mobilidade dos trabalhadores, capacitação institucional e Tecnologias da Informação e Comunicação.
O NORTE 2020, Programa Operacional Regional do Norte 2014-2020, já aprovou 400 milhões de Euros de fundos da União Europeia que vão permitir a realização de um investimento total no valor de 710 milhões de Euros em projetos que promovam a Área Metropolitana do Porto e o Norte de Portugal.
O Programa NORTE 2020 assegurou, até à data, 4.742.606,29 euros a 34 empresas de Vila do Conde com projetos de internacionalização, inovação e investigação.
O NORTE 2020 está disponível nas vertentes Competitividade e Internacionalização, Inclusão Social e Emprego, Capital Humano, Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, Estratégias e Intervenções Transversais e Assistência Técnica.
Todas as informações dobre os Fundos Comunitários estão disponíveis no espaço Vila do Conde 2020, no Centro Municipal de Juventude.