Última hora

Congresso internacional e exposição marcam em Vila do Conde as celebrações dos 90 anos da presença

28 Novembro 2017
Congresso internacional e exposição marcam em Vila do Conde as celebrações dos 90 anos da presença
Cultura
0

O congresso internacional “90 anos de presença – fôlha de arte e crítica” decorreu, nos passados dias 23, 24 e 25 de novembro, em Vila do Conde, numa organização conjunta da Câmara Municipal e das Faculdades de Letras e de Belas Artes da Universidade do Porto.
O congresso internacional “90 anos de presença – fôlha de arte e crítica” visou celebrar, discutir e encontrar novas abordagens e diálogos entre os diversos artistas e a as suas perspetivas artísticas e literárias, que integraram o vasto grupo de autores da presença, através da análise desenvolvida por vários especialistas do modernismo das universidades portuguesas e internacionais.
No âmbito do Congresso, cujas sessões se desdobraram pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto e pelo Teatro Municipal de Vila do Conde, foi também apresentado o documentário “José Régio”, coordenado pela Direção Regional de Cultura do Norte, inserido na iniciativa “Escritores a Norte – vidas com obra em casas d’ escritas”, dedicado a José Régio e à sua casa de Vila do Conde, com a chancela do produtor Mário Augusto.
O congresso internacional “90 anos de presença – fôlha de arte e crítica” terminou no passado sábado, no Centro de Memória de Vila do Conde, com uma mesa redonda onde se abordaram as suas principais conclusões, seguida da inauguração da exposição “Mapas da Imaginação e da Memória 3. 90 anos de presença – fôlha de arte e crítica”, onde estão patentes todos os números originais da revista, manuscritos e outros elementos inéditos.
A “presença” foi uma publicação criada pelo escritor vilacondense José Régio, por João Gaspar Simões e Branquinho da Fonseca, e contou ainda, desde a sua génese, com a colaboração de Julio, artista plástico, e também poeta, sob o pseudónimo Saúl Dias, irmão de José Régio, tendo-se tornado um meio privilegiado de divulgação do modernismo em Portugal.
Ao longo dos 13 anos em que foi publicada, a revista contou com a edição de 56 números e com mais de uma centena de contributos de diferentes autores ligados à crítica literária, à poesia, ao teatro, ao romance, ao cinema e às artes plásticas.