Última hora

Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde vai finalmente ser reabilitado

16 Novembro 2017
Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde vai finalmente ser reabilitado
Local
0

O Presidente da Administração Regional de Saúde do Norte, Pimenta Marinho, reuniu esta terça feira, 14 de novembro, com os Presidentes das Câmaras Municipais de Vila do Conde, Elisa Ferraz, e da Póvoa de Varzim, Aires Pereira e anunciou um investimento superior a cerca de 3,2 milhões de euros para a reabilitação das instalações do Centro Hospitalar que serve os concelho da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde.
Pimenta Marinho informou que os alertas lançados por Elisa Ferraz e Aires Pereira foram tidos em consideração, e que estava em condições de confirmar o investimento que já estava previsto, de cerca de 3,2 milhões de euros, para reabilitação das instalações do Centro Hospitalar de Ambas as cidades.
Em causa está um projeto que prevê a colocação de um novo equipamento para tomografia axial computorizada (TAC) e de informática, que visa remodelar o serviço de urgência, bem como outros espaços, tanto da unidade da Póvoa de Varzim como na de Vila do Conde.
Há o objetivo de que possam ser instaladas novas valências, nomeadamente de psiquiatria e saúde mental, tendo ainda sido deixada em aberto a possibilidade de construção de raiz de um novo hospital, no seguimento do que, desde há muito, está prometido, mas que para já não era possível.
“Do conjunto de investimentos que a tutela do Ministério da Saúde prevê levar a efeito no decurso da presente legislatura” faz parte um investimento no Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde, que “ultrapassa os 3,2 milhões de euros”, defende, em comunicado, a ARS-Norte.
A abertura de novas valências também não foi posta de parte. “[O objetivo é que] possam ser instaladas novas valências, com particular destaque para a psiquiatria e saúde mental, independentemente de, no futuro, se poder equacionar outra solução”, lê-se na nota da ARS-Norte que deixa em aberto a possibilidade da “construção de raiz de novo equipamento”.
A tutela admite que este é um investimento “há anos reclamado”, apontando que “vem responder ao estipulado na legislação em vigor e aos anseios e necessidades manifestados não só pela população de referência, como pelos profissionais que nas atuais instalações desenvolvem a sua atividade profissional”.
A requalificação visa tornar o Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde mais acolhedor, moderno, humanizado e “capaz de responder eficazmente à procura”, fomentando, assim, os níveis de eficiência.
“O início de todo o processo concursal está apenas dependente do despacho de autorização, a ser emitido pelo Ministério das Finanças, cuja publicação se prevê para breve”, pode ler-se, ainda, no comunicado da ARS-Norte.