Última hora

Centenário da Revolução de Outubro celebrado na Casa Antero de Quental de Vila do Conde

9 Novembro 2017
Centenário da Revolução de Outubro celebrado na Casa Antero de Quental de Vila do Conde
Política
0

A passagem do 1.º centenário da chamada Revolução Russa, também conhecida por Revolução Vermelha ou Revolução Bolchevique, celebra-se este ano.
O mês de outubro de 1917 culminou, na Rússia, num conjunto de revoltas e insurreições que pôs fim ao regime autocrático dos Czares e instaurou o poder soviético sob o controlo do Partido Bolchevique. Foi então criada a URSS, União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, cujo primeiro líder foi Lenine e que alterou a geografia política europeia até 1991, data da Perestroika, conduzida por Mikhail Gorbachev.
Antero de Quental, na sequência do Congresso de Haia da Associação Internacional dos Trabalhadores, está na lista de fundadores do Partido Socialista Português, pois foi um dos intelectuais que divulgou, em Portugal, os ideais marxistas e princípios das doutrinas socialistas.
Para ser assinalado o centenário desta revolução, vai ser inaugurada, no próximo sábado, dia 11 de novembro, às 16 horas, na Casa Antero de Quental, em Vila do Conde, a exposição Revolução de Outubro – 1917-2017.
Esta é uma iniciativa da Casa Antero de Quental que conta com a colaboração do Partido Comunista Português.