Última hora

Câmara Municipal de Vila do Conde organiza visitas guiadas à Cividade de Bagunte

9 Novembro 2017
Câmara Municipal de Vila do Conde organiza visitas guiadas à Cividade de Bagunte
Cultura
0

No próximo sábado de manhã, dia 11 de novembro, vai realizar-se uma caminhada e exploração à Cividade de Bagunte, na freguesia de Bagunte, Vila do Conde, onde vão ser analisadas a componente arqueológica e a fauna. Na primeira componente vai ser explicado o sítio arqueológico, enquadrando-o nas suas várias evoluções cronológicas e explicando o funcionamento das suas estruturas. A segunda componente vai incidir sobre a fauna, permitindo perceber a dinâmica do ecossistema do sítio com espécies de presença ou atividade sazonal, ou seja durante o outono, assim como o levantamento da flora lenhosa (árvores e arbustos).
A grande maioria das ruínas da Cividade de Bagunte data da segunda metade do século I d.C., altura em que todo o povoado sofreu uma profunda remodelação.
Na Cividade de Bagunte podem ser vistas muralhas, ruas e habitações do povo que, naquele período, dominava o curso final dos rios Este e Ave.
O Gabinete de Arqueologia e o Gabinete Florestal da Câmara Municipal de Vila do Conde, com o apoio da Equipa de Sapadores florestais, fizeram no ano passado o trabalho de limpeza florestal e de reabertura dos caminhos da Cividade de Bagunte e promoveram o desenvolvimento de espécies autóctones (carvalho, alvarinho, sobreiro e azevinho), através da realização de podas de formação e plantação das várias espécies, no âmbito do projeto Futuro – 100 000 árvores.
A Cividade de Bagunte foi ocupada permanentemente entre os séculos IV a.C. e IV d.C..
Esta iniciativa é promovida pela Câmara Municipal de Vila do Conde, em parceria com a Associação de Proteção ao Património, Arqueologia e Museus de Vila do Conde (APPA-VC).