Última hora

Artur Bonfim é candidato ao Rancho da Praça de Vila do Conde

22 Novembro 2017
Artur Bonfim é candidato ao Rancho da Praça de Vila do Conde
Local
0

A eleição dos Corpos Gerentes do Rancho da Praça, para o triénio 2017/2020, está marcada para o próximo sábado, 25 de novembro, entre as 14 e as 21 horas, na sede da associação de Vila do Conde. Para estas eleições no Rancho da Praça vão a sufrágio três listas.
Artur Bonfim encabeça a lista A, com António Ferreira para presidente da Assembleia Geral e António Romeu Cunha Reis para o Conselho Fiscal.
Artur Bonfim tem 62 anos de idade, é natural de Vila do Conde, Funcionário Público e foi dançarino, diretor e presidente do Rancho da Praça.

Quais são as principais razões da sua candidatura à presidência do Rancho da Praça?

A primeira razão é servir a nossa associação e honrar os seus pergaminhos. Entre as outras e sem nunca aligeirar todos os seus predicados é muito importante unir os pracistas, sanando o mais rápido possível intentos alheios que foram introduzidos na ação da instituição e que em nada a prestigiaram.

A desunião que os sócios dizem que existe no Rancho da Praça é resultante das polémicas que se registaram nos dois últimos atos eleitorais?

Pela minha parte e de quem me acompanha nunca houve desunião entre os pracistas e se polémicas foram introduzidas dentre os mesmos aos seus autores cabe por inteiro essa responsabilidade, no entanto, o verdadeiro pracista não se deixa levar por intentos alheios.

Quais são as principais causas da desunião no Rancho da Praça?

A principal causa da desunião, se é que existe, é a falta de alma pracista nos seus associados e que alguns mais débeis se deixam instrumentalizar por interesses de terceiros, estes com segundas intenções, mas que não têm haver com os verdadeiros e reais interesses da associação.
Por mim e pelos que me acompanham sempre fomos equidistantes em alimentar qualquer causa de desunião e espero que forças e interesses alheios aos destinos e desígnios da nossa associação, sejam de uma vez por todas, definitivamente banidos, para bem da nossa querida Praça.

Como pretende unir os sócios do Rancho da Praça?

O desígnio da união a todos os pracistas pertence, assim dar-lhe-emos a voz necessária para que exprimam os seus desejos e as suas vontades para que, a uma só voz, todos elevemos o tão alto quanto possível o nome da nossa associação.
A nossa união, em liberdade e na discussão, será o caminho a trilhar rumo ao futuro.

Qual é a avaliação que faz do trabalho desenvolvido pelo atual presidente Carlos Lourenço?

A avaliação de atuação da direção cessante deverá ser feita pelos associados na urna.
Entretanto, é voz corrente que lamentavelmente face à falta de colaboração dos elementos que compõem o seu elenco, apenas tenham sido cumpridos serviços mínimos que se refletem no mandato que agora termina.

Que projetos vai implementar caso seja eleito presidente do Rancho da Praça?

Proponho-me, com o apoio dos demais Corpos Sociais: reparar e preservar o estado físico do edifício sede, bastante degradado; apresentar o Rancho da Praça na marcha luminosa de acordo com os seus pergaminhos, comprometendo-me a fazer arcos novos para todos os ranchos; manter o patamar elevado do prestígio do nosso Rancho, quer nacional como internacional, procurando fazer uma deslocação ao estrangeiro, aos Açores ou à Madeira; gravar num único DVD as músicas do nosso Rancho, já com os últimos grandes êxitos; aquisição de uma carrinha de transporte para a instituição; concretizar o sonho antigo de adquirir um armazém; comemorar com dignidade os 100 anos da associação neste triénio.

O Rancho da Praça faz 100 anos em 2018. Como pretende assinalar o centenário?

Colocar à apreciação dos associados as origens do nosso rancho, o seu historial, para que deliberem de uma vez por todas se o seu centenário deverá ser celebrado no ano 2018 ou 2020!
Calendarizar o ano do aniversário com atividades e ações múltiplas entre as diversas associações concelhias e a população. Edição de um livro que historie as origens, atividades, feitos e eventos, protagonizados pelos associados e pela associação.