Última hora

Agência da Curta Metragem de Vila do Conde promove 5.ª edição de O Dia Mais Curto

30 Novembro 2017
Agência da Curta Metragem de Vila do Conde promove 5.ª edição de O Dia Mais Curto
Cultura
0

O Solstício de Inverno, no dia 21 de dezembro, volta a servir de mote à grande festa da curta-metragem que, este ano, leva quase 200 filmes a 34 localidades de norte a sul do país, incluindo os arquipélagos.
Durante o próximo mês, mas com grande parte das sessões concentradas a 21 de dezembro, O Dia Mais Curto vai ser celebrado em 34 localidades portuguesas.
Nesta 5.ª edição de O Dia Mais Curto, que decorre em simultâneo em vários países, a criatividade dos programadores foi desafiada e as curtas-metragens vão invadir diferentes locais de projeção, dos mais tradicionais aos mais inusitados, dando a descobrir um inúmero de cineastas e as suas obras.
Para além das sessões em sala, O Dia Mais Curto vai ser assinalado em locais como a piscina de um hotel, onde os espetadores vão poder assistir às sessões entre mergulhos; nos transportes públicos, com exibições no Metro e na CP; em estabelecimentos comerciais ou em museus.
O Dia Mais Curto também vai passar pela televisão, com programas especiais na RTP2 e nos Canais TvCine & Séries, e pela Internet, com sessões no site da Agência da Curta Metragem e na Filmin e vai, ainda, ser celebrado por alunos de diferentes graus de ensino e em instituições de solidariedade social.
Os programadores associaram-se a esta iniciativa através de sessões de curtas-metragens próprias ou dos quatro programas preparados pela Agência da Curta Metragem, que incluem sessões para adultos e crianças, com filmes portugueses e estrangeiros e de vários géneros.
O programa “Curtas no Mundo” é uma sessão de curtas internacionais que dá a conhecer várias visões do mundo nos dias de hoje, desde a guerra na Síria ao quotidiano na capital do Irão.
A sessão “Novas Curtas Portuguesas” apresenta um conjunto de curtas-metragens nacionais que têm vindo a ser reconhecidas pela sua qualidade em festivais de cinema de todo o mundo, revelando novos e talentosos cineastas.
O Dia Mais Curto nasceu em França, em 2012, e rapidamente alcançou uma dimensão internacional sendo, atualmente, celebrado em simultâneo em dezenas de países.
Em Portugal, o evento é organizado pelo quinto ano consecutivo pela Agência da Curta Metragem de Vila do Conde.