Última hora

A Força de Viver

7 Novembro 2017
A Força de Viver
Cultura
0

Baseado em factos reais, Stronger, traduzido para português “A Força de Viver”, é um drama que evoca os acontecimentos de 15 de abril de 2013, quando duas bombas explodiram durante a maratona de Boston, nos Estados Unidos da América.
Os explosivos, que foram accionados com uma diferença de poucos segundos e estavam colocados perto da linha de chegada, foram detonados aquando do corte da meta da maratona. No momento da explosão, o atentado fez três mortos, entre os espectadores, e 264 feridos, e mais dois mortos e 16 feridos três dias depois, durante uma perseguição policial.
Entre os feridos, estava-se Jeff Bauman, que esperava ansiosamente a chegada de uma mulher, Erin Hurley, que participava na maratona. Depois da detonação dos explosivos, Jeff Bauman ficou gravemente ferido e foi rapidamente transportado para o hospital, onde lhe foram amputadas ambas as pernas.
Logo após acordar da cirurgia, Jeff Bauman conseguiu recordar o atentado e identificar os autores: Dzhokhar e Tamerlan Tsarnaev, dois irmãos norte-americanos, de origem tchetchena e as suas recordações levaram, dias mais tarde, à captura dos responsáveis, tornando-o num herói nacional.
Apesar da fama e do reconhecimento público, Jeff Bauman viu-se incapaz de lidar com o seu novo estado, a deficiência, e o súbito mediatismo nacional.
Erin Hurley, de quem Jeff Bauman estava à espera na meta da maratona, foi incansável na sua recuperação, transformando-se numa espécie de tábua de salvação e a vida fez com que acabassem por se relacionar amorosamente.
Um filme dramático, estreado no Festival de Cinema de Toronto, realizado por David Gordon Green, de “Prince Avalanche”, “Joe”, “O Senhor Manglehorn”, segundo um argumento de John Pollono, que mostra que a vida é uma maratona.
A Força de Viver conta com Jake Gyllenhaal no papel principal, mas também com Tatiana Maslany, Miranda Richardson e Clancy Brown.
O filme A Força de Viver está em exibição nas salas de cinema.