Última hora

Vila do Conde celebra a Implantação da República a 5 de outubro

3 Outubro 2017
Vila do Conde celebra a Implantação da República a 5 de outubro
Local
0

A Câmara Municipal de Vila do Conde vai celebrar a comemoração da Implantação da República Portuguesa, na próxima quinta feira, 5 de outubro.
A Implantação da República Portuguesa foi o resultado de uma revolução organizada pelo Partido Republicano Português, iniciada no dia 2 de outubro e terminada vitoriosa na madrugada do dia 5 de outubro de 1910, destituiu a monarquia constitucional e implantou um regime republicano em Portugal.
A subjugação do país aos interesses coloniais britânicos, os gastos da família real, o poder da igreja, a instabilidade política e social, o sistema de alternância de dois partidos no poder (o Partido Progressista e o Partido Regenerador), a ditadura de João Franco, a aparente incapacidade de acompanhar a evolução dos tempos e de se adaptar à modernidade contribuíram para o processo de erosão da monarquia portuguesa.
Após a relutância do exército em combater os cerca de dois mil soldados e marinheiros revoltosos entre 3 e 4 de outubro de 1910, a República foi proclamada às 9 horas da manhã do dia 5 da varanda dos Paços do Concelho de Lisboa. Após a revolução, um governo provisório chefiado por Teófilo Braga dirigiu os destinos do país até à aprovação da Constituição de 1911 que deu início à Primeira República. Entre outras mudanças, com a implantação da República, foram substituídos os símbolos nacionais: o hino nacional, a bandeira e a moeda.
A Bandeira Nacional vai ser hasteada às 10 horas na Praça Vasco da Gama, junto ao edifício dos Paços do Concelho de Vila do Conde, na presença do Corpo Ativo e Fanfarra dos Bombeiros locais.
Logo após à cerimónia, a comitiva desloca-se ao cemitério do Monte do Mosteiro para recordar a memória dos Republicanos falecidos.