Última hora

Tic tac… Tic tac… A entrevista terminou, e agora?

4 Outubro 2017
Tic tac… Tic tac… A entrevista terminou, e agora?
Opinião
0

A espera de um feedback por parte do responsável de recrutamento e seleção é sempre difícil, a incerteza pode ser bem difícil de gerir e por isso decidimos escrever sobre este assunto.
Muito bem, a entrevista terminou, despediu-se e rumou a casa. E agora? Será que vai receber uma resposta quando encerrarem o processo? Deve esperar? Telefonar a perguntar? Regressar às instalações da empresa para obter um feedback sobre o processo de recrutamento? Pois, não sabe nada bem aguardar uma resposta quando não sabemos quando vai acontecer e se a vamos ter.
O melhor é perguntar no final da entrevista ao responsável de recrutamento e seleção se o processo de recrutamento e seleção será rápido ou mais tranquilo, até quando estarão a entrevistar candidatos e se costumam dar feedback quando encerram os processos. É bem verdade que nem sempre nos lembramos de colocar estas questões, principalmente quando estamos nervosos porque estivemos numa entrevista de trabalho e a nossa preocupação foi causar uma boa impressão. A verdade é que essa resposta, mesmo que não seja nada concreto, vai trazer alguma tranquilidade na espera.
Não o fez, e agora? Entendemos que deve aguardar um pouco, não telefone logo no dia seguinte, mas também não deixe “adormecer”. Deixe passar uma semana aproximadamente e ligue, questione de uma forma cordial se já encerraram o processo e aproveite para questionar sobre se a empresa costuma dar feedback aos candidatos que não são selecionados. Isto vai fazer com que a espera por uma resposta seja mais tranquila.
Conseguiu falar com o responsável de recrutamento e seleção e a resposta foi de que o processo está a decorrer e que dão sempre feedback aos candidatos mesmo quando não são selecionados e apontam uma data para fecho do processo, aguarde até essa data e se não receber um feedback ligue novamente.
Conseguiu falar com o responsável de recrutamento e seleção e a resposta foi de que o processo está a decorrer e que se não for selecionado não dão feedback. Neste caso pergunte se há previsão para o fecho do processo, com esta informação já sabe que se não for contactado até aquela data não foi selecionado.
Conseguiu falar com o responsável de recrutamento e seleção e a resposta foi de que o processo está encerrado e que não foi selecionado, agradeça e mostre-se disponível para situações futuras. Alguns processos de recrutamento e seleção são mais demorados e outros mais rápidos, depende dos perfis, da necessidade da empresa e da oferta.
Acredito que todos os profissionais de RH gostariam de dar feedback a todos os candidatos, mas por vezes é impossível fazê-lo, por isso seja sempre cordial e, quando tiver dúvidas pergunte, esteja sempre disponível e mostre interesse na oferta de uma forma agradável e sem insistir demasiado. Pode não conseguir para aquela vaga, mas poderá conseguir uma futura. Não feche portas!
Se não for selecionado não desanime, desanimar não ajudará em nada! Boa sorte para os que procuram emprego!

Maria Varela Marques