Última hora

Salomé Lamas apresenta obras inéditas na Galeria de Arte Cinemática de Vila do Conde

11 Outubro 2017
Salomé Lamas apresenta obras inéditas na Galeria de Arte Cinemática de Vila do Conde
Cultura
0

A Solar, Galeria de Arte Cinemática de Vila do Conde, inaugura no próximo sábado, 14 de outubro, às 16:00 horas, a exposição “Salomé Lamas: Solo”, composta por filmes, vídeo instalações e instalações sonoras, incluindo obras inéditas. A abertura vai contar com um concerto de Filipe Felizardo, compositor da banda sonora de alguns trabalhos de Salomé Lamas.
Realizadora e artista plástica, Salomé Lamas é um dos nomes mais relevantes e promissores do panorama artístico nacional, não só pelo extenso currículo face à idade, mas também pela característica dos seus trabalhos. As suas obras desafiam a metodologia convencional de produção cinematográfica e de expressão estética, explorando novos caminhos. O resultado são trabalhos híbridos que se situam entre o documentário e a ficção, as artes plásticas e o cinema.
Os projetos de Salomé Lamas desenvolvem-se em torno da relação intrínseca entre narrativa, memória e história, utilizando a imagem em movimento para explorar o traumaticamente reprimido, o aparentemente irrepresentável ou o historicamente invisível, desde os horrores da violência colonial até às paisagens do capital global. Em vez de se colocar numa situação periférica, algures entre o cinema e as artes visuais, ficção e documentário, Salomé Lamas transforma-os numa linguagem própria, desafiando, também, a divisão entre géneros e modos de exibição.
Grande parte das suas obras resultam de uma viagem a uma realidade desconhecida, que a realizadora ocupa conscientemente como um corpo estranho que choca contra a envolvente, desencadeando o drama e esperando pacientemente que a realidade se torne extraordinária. São filmes destemidos, tanto quanto aos riscos formais como narrativos que assumem, e que evidenciam a sua performance física, quando vemos a realizadora amarrada, pendurada, a cair ou a sentar-se silenciosamente atrás da câmara.
Na Solar, Galeria de Arte Cinemática de Vila do Conde, Salomé Lamas apresenta, até 25 de novembro, um trabalho ecléctico, composto por filmes, vídeo instalações e instalações sonoras, incluindo obras inéditas.