Última hora

O Rapaz do Pijama às Riscas

31 Outubro 2017
O Rapaz do Pijama às Riscas
Cultura
0

Ao regressar da escola, um dia, Bruno constata que as suas coisas estão a ser empacotadas. Bruno, um rapaz de oito anos, é o filho protegido de um agente nazi, cuja promoção leva a família a sair da sua casa em Berlim para uma despovoada região desconhecida para a criança.
O pai de Bruno tinha sido promovido no trabalho e todos tinham que deixar a luxuosa casa onde vivem e mudar-se para outra localidade, onde Bruno não encontra ninguém com quem brincar nem nada para fazer. Pior do que isso, a nova casa é delimitada por uma vedação de arame que se estende até perder de vista e que o isola das pessoas que ele consegue ver, através da janela, do outro lado da vedação, as quais usam todas um pijama às riscas.
Como Bruno adora fazer explorações, certo dia, desobedecendo às ordens expressas do pai, resolve investigar até onde vai a vedação. Esmagado pelo aborrecimento e traído pela curiosidade, Bruno ignora os constantes avisos da mãe para não explorar o jardim por detrás da casa e dirige-se à quinta que viu através da janela e é aí que encontra o rapaz do pijama às riscas, da sua idade, vestido de forma igual a tantos outros que Bruno já tinha observado.
O rapaz do pijama às riscas chama-se Shmuel, que vive numa realidade paralela, do outro lado da vedação de arame farpado elétrico. O encontro de Bruno com o rapaz de pijama às riscas vai arrancá-lo da sua inocência e resultar no despontar da sua consciência sobre o mundo adulto que o rodeia.
Bruno e Shmuel tornam-se os melhores amigos e os repetidos e secretos encontros entre ambos criam uma amizade com consequências inesperadas e devastadoras.
O autor do livro, John Boyne, nasceu em Dublin, em 1971. Estudou no Trinity College, em Dublin, e na Universidade de East Anglia, em Norwich. Foi escritor-residente da Universidade de East Anglia para a área da Escrita Criativa e trabalhou durante vários anos como livreiro. Atualmente, dedica-se à escrita a tempo inteiro. Já publicou quatro romances para adultos e um para jovens, tendo este último, O Rapaz do Pijama às Riscas, conhecido enorme sucesso em todo o mundo. John Boyne vive, neste momento, em Dublin, na Irlanda.