Última hora

Todos os Sonhos do Mundo

31 Outubro 2017
Todos os Sonhos do Mundo
Cultura
0

Os emigrantes portugueses em França e a sua romaria a Trás-os-Montes todos os Verões são o motor de Todos os Sonhos do Mundo. Sem folclore, a realizadora Laurence Ferreira Barbosa, também autora de As Pessoas Normais Não Têm Nada de Especial, de 1993, e Detesto o Amor, de 1997, apresenta-nos Paméla Ramos, uma adolescente filha de emigrantes portugueses em França que toca piano e fala francês, além de ter o sonho de abrir uma pista de gelo em Montalegre.
Paméla Ramos tem 18 anos. É filha de portugueses, mas nasceu e vive em França.
Embora não saiba bem o que quer da vida, Paméla Ramos sabe que gosta de tocar piano e patinar no gelo.
Entre França e Portugal, a Luso-Francesa vai tentando encontrar o seu próprio caminho, longe dos pais, mas sem perder o respeito nem por eles nem pela herança cultural do país que os viu nascer.
Esta é a premissa do novo filme de Laurence Ferreira Barbosa, que também nasceu em França, igualmente filha de imigrantes portugueses, e faz cinema desde 1983.
Paméla Ramos, a protagonista, foi descoberta por Laurence Ferreira Barbosa e, tal como o resto do elenco, não é actriz profissional.
Filmado nas aldeias de Alturas do Barroso, no concelho de Boticas, e em Salto, Montalegre, Todos os Sonhos do Mundo tem a participação de actores não profissionais e, também, os habitantes das duas aldeias estiveram envolvidos nas filmagens.
Como forma de agradecer a colaboração dos habitantes das aldeias de Alturas do Barroso, no concelho de Boticas, e em Salto, Montalegre, a primeira exibição pública do filme aconteceu a 15 de agosto em Alturas do Barroso, com a presença da realizadora Laurence Ferreira Barbosa, que também nasceu em França, mas tem pais portugueses.
O filme Todos os Sonhos do Mundo está em exibição nas salas de cinema.