Última hora

Noite da Praça José Régio de Vila do Conde cada vez mais problemática

10 Outubro 2017
Noite da Praça José Régio de Vila do Conde cada vez mais problemática
Local
0

A cidade de Vila do Conde tem uma das praças mais movimentadas do concelho e nem na Póvoa de Varzim há lugar que se assemelhe em afluência de pessoas durante todo o ano.
Na Praça José Régio, praceta ou pracinha, como lhe chama quem a frequenta constantemente, há um pouco de tudo. No espaço central de Vila do Conde há uma residência de estudantes, gerida pelo Instituto Politécnico do Porto em parceria com a Escola Superior de Hotelaria e Turismo e com a Escola Superior de Media Artes e Design, a Solar, Galeria de Arte Cinemática, um restaurante de francesinhas, uma casa de sandes de leitão, uma gelataria, um winebar e vários bares com uma mão cheia de especialidades para todos os gostos, mas não há segurança. E há mais de dez anos que é o principal local de animação noturna da cidade e dos concelhos limítrofes.
A Praça José Régio de Vila do Conde vai sobrevivendo às modas e mantendo-se viva com cada vez mais gente, mas também com cada vez mais confusão e problemas.
Durante o verão que passou, a Praça José Régio de Vila do Conde foi palco de inúmeras confusões, incluindo rixas, assaltos, vidros de montras de espaços comerciais partidos, casas de banho públicas vandalizadas e queimadas. E há, até, quem diga que “a Praça José Régio é um dos principais focos do tráfico de droga de Vila do Conde, mas o que é certo é que a Polícia de Segurança Pública quando é chamada a intervir nada faz a não ser fechar os espaços comerciais”, escudando-se no anonimato.
Na madrugada do passado sábado, 7 de outubro, a Praça José Régio de Vila do Conde foi palco de mais uma cena de vandalismo gratuito. Alguém, que a Polícia de Segurança Pública não conseguiu identificar, atirou um paralelo da calçada, que em alguns sítios mais frequentados está descolada do chão, contra a montra de um dos estabelecimentos comerciais e partiu o vidro.