Última hora

Mário Almeida convocou a tomada de posse de Elisa Ferraz mas não vai estar presente

18 Outubro 2017
Mário Almeida convocou a tomada de posse de Elisa Ferraz mas não vai estar presente
Política
0

O Presidente da Assembleia Municipal cessante, Mário Almeida, ainda em exercício, convocou a tomada de posse que vai efetivar o resultado das últimas Eleições Autárquicas em Vila do Conde, mas não vai estar presente.
Numa informação/convite, Mário Almeida, também Presidente da Comissão Política Concelhia do Partido Socialista de Vila do Conde, tornou público que “é competência legal do Presidente da Assembleia Municipal cessante promover o Ato de Instalação da Câmara Municipal e da Assembleia Municipal para o mandato 2017/2021, dando posse aos novos eleitos.
Estando ausente de Vila do Conde entre 18 e 22 do corrente mês, era minha intenção marcar a respetiva cerimónia para um dos dias da próxima semana. Entretanto, a Sr.ª Presidente da Câmara fez-me chegar a proposta para que tal se realiza-se no dia 21 de outubro, às 21h00, no Teatro Municipal, a que naturalmente anui, passando eu a ser representado pelo 1.º Secretário do Órgão, para a qual todos estão convidados.
Nessa circunstância, aproveito este ensejo para desejar a todos os autarcas empossados as maiores felicidades nos honrosos cargos que vão assumir, certo que do seu êxito resultará o melhor para Vila do Conde e para os vilacondenses”.
O Movimento Independente NAU, Nós Avançamos Unidos, liderado por Elisa Ferraz, foi o grande vencedor das Autárquicas de Vila do Conde, ao conquistar as eleições com a maioria absoluta, fazendo história num concelho socialista há mais de 40 anos.
Para a Câmara Municipal de Vila do Conde, o Movimento Independente NAU, Nós Avançamos Unidos, conseguiu 47,74% dos votos, e conquistou 5 vereadores, contra 32,02% do PS, que elegeu 3 mandatos. A Coligação Mais Vila do Conde, entre PPD/PSD e CDS-PP, conseguiu 13,02% e colocou 1 vereador. A CDU chegou aos 2,20% e o BE teve 1,82%.
Para a Assembleia Municipal, os Movimentos de Cidadãos alcançaram 44,40%, o PS 32,47% e a Coligação Mais Vila do Conde 14,40%. A CDU chegou aos 2,84% e o Bloco de Esquerda atingiu 2,41%.
Nas Assembleias de Freguesia, o Movimento Independente Nós Avançamos Unidos ganhou nas freguesias de Árvore, Azurara, Fajozes, Macieira da Maia, Vila Chã e Vila do Conde e na União de Freguesia de Malta/Canidelo.
O Movimento Independente PPT ganhou em Bagunte/Ferreiró/Outeiro e Parada.
O Movimento Independente VIMOS conquistou Vilar/ Mosteiró.
O Movimento Independente UTT venceu Touguinha/Touguinhó.
O PS venceu nas freguesias de Aveleda, Gião, Guilhabreu, Junqueira, Labruge, Mindelo, Modivas e nas Uniões de Freguesia de Fornelo/Vairão, Retorta/Tougues e Rio Mau/Arcos.
A Coligação Mais Vila do Conde manteve Vilar do Pinheiro.
O vencedor para a Câmara Municipal de Vila do Conde foi o Movimento Independente NAU, liderado por Elisa Ferraz, que tem ainda como eleitos para o executivo Lurdes Alves, Pedro Gomes, Paulo de Carvalho e Dália Vieira.
O PS, que perdeu a maioria absoluta e passa, agora, para a oposição, vai estar representado na vereação por António Caetano, José Aurélio Baptista e Maria Alcide Aguiar.
A Coligação Mais Vila do Conde, entre PPD/PSD e CDS-PP, elegeu Constantino Silva.
Os novos Órgãos Autárquicos de Vila do Conde tomam posse no próximo sábado, 21 de outubro, pelas 21 horas, no Teatro Municipal.