Última hora

Jogo vilacondense Trench em campanha de angariação de fundos no Kickstarter

4 Outubro 2017
Jogo vilacondense Trench em campanha de angariação de fundos no Kickstarter
Economia
0

Rui Alípio Monteiro ambicionava criar algo inovador para “desafiar a hegemonia do xadrez” e, para isso, criou um jogo ao estilo clássico dos jogos de tabuleiro, Trench.
Rui Alípio Monteiro pensou o design em 15 minutos, na praia de Castro de Sampaio, em Labruge, freguesia de Vila do Conde, definiu as regras em 2 horas, implementou a estratégia e transferiu a Guerra das Trincheiras da I Guerra Mundial para o tabuleiro de jogo apresentou ao mundo a sua obra como “o xadrez da era moderna”.
Apesar de ter o mesmo número de casas e de peças do bem conhecido tabuleiro de xadrez ou das damas, o tabuleiro de Trench é disposto em forma de losango, o que permite traçar uma linha diagonal – a trincheira – que o divide em dois. De acordo com Rui Alípio Monteiro, este é um elemento que confere ao Trench “uma identidade própria que define a mecânica de jogo”, uma vez que “a estratégia muda consideravelmente conforme as peças estejam dentro ou fora da trincheira”.
O Trench encontra-se ainda numa fase de “implantação, meio termo com a institucionalização” e à conquista de público e parceiros, mas a Criações a Solo, empresa criada por Rui Alípio Monteiro, já esteve num braço de ferro legal com a Microsoft e venceu. A multinacional lançou um jogo denominado Trenched, mas como a marca Trench já estava no mercado viu-se obrigada a alterar o nome e o próprio conceito do jogo.
A ideia de criar um jogo que pudesse competir com o xadrez motivou Rui Alípio Monteiro a pensar algo que julgava “quase utópico”, mas materializou-o e apresentou-o ao mundo em janeiro de 2013 e, desde então, o Trench passou a fazer parte dos hábitos de muitos fãs pelo mundo fora.
Agora, o Trench está na fase de internacionalização. O jogo de Rui Alípio Monteiro está presente na plataforma Kickstarter, o maior site de financiamento coletivo do mundo, que procura apoiar projetos inovadores.