Última hora

Gripe – Importa (muito) prevenir!

25 Outubro 2017
Gripe – Importa (muito) prevenir!
Opinião
0

A Gripe é uma doença provocada por um vírus, com maior incidência no outono e inverno. Pode iniciar-se de forma brusca, com febre alta (39-40ºC), calafrios, mal-estar geral, dores de cabeça, dores musculares e articulares. Outros sintomas podem aparecer tais como tosse, dores de garganta, expectoração, secreção nasal e lacrimejo. Os sintomas podem durar entre 5 a 8 dias.
A forma de contágio da Gripe ocorre através de pequenas gotículas que são libertadas ao tossir e espirrar e, muito raramente através de objectos, ao levar as mãos à boca ou ao nariz. É contagiosa desde o dia anterior ao aparecimento dos sintomas até ao sétimo dia depois do início da doença. Em alguns casos pode-se complicar com o surgimento de Sinusite, Otite e Pneumonia ou provocar um agravamento de doenças crónicas como a Insuficiência Cardíaca, Asma ou Diabetes.
Na presença de sintomas compatíveis com Gripe, algumas atitudes importantes devem ser tomadas: quando tossir, cubra o nariz e a boca com um lenço descartável; descanse, beba bastante água, não fume nem beba bebidas alcoólicas, sobretudo se estiver a tomar medicação. Importa estar alerta para alguns sintomas de alarme que devem motivar a consulta com o seu médico de família, nomeadamente dificuldade em respirar, dor ou pressão no peito, tonturas ou confusão.
A melhor medida para se proteger da Gripe é a vacinação. A vacina é segura e tem reduzidos efeitos secundários. A vacinação, para além da proteção pessoal, traz também benefícios para toda a comunidade, pois quando a maior parte da população está vacinada interrompe-se a transmissão da doença. A vacina pode ser administrada durante todo o outono/inverno, de preferência até ao fim do ano civil. A Direcção Geral de Saúde recomenda fortemente a vacinação para os grupos populacionais prioritários, tais como pessoas de idade igual ou superior a 65 anos, doentes crónicos e imunodeprimidos ou grávidas. Aconselha-se também a vacinação de pessoas com idades compreendidas entre os 60 e os 64 anos.
A vacina é fortemente recomendada e gratuita para os seguintes grupos populacionais: Pessoas com idade igual ou superior a 65 anos; Pessoas residentes em Estruturas Residenciais para pessoas Idosas, Lares de Apoio ou doentes integrados na Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados; Pessoas, independentemente da idade, com patologias crónicas específicas como a Diabetes Mellitus, Fibrose Quística, entre outras; Profissionais de saúde, do Sistema Nacional de Saúde, com recomendação para serem vacinados; Bombeiros com recomendação para serem vacinados.
A vacina contra a gripe é administrada gratuitamente nas unidades funcionais dos Agrupamentos de Centros de Saúde/Unidades Locais de Saúde. Para as pessoas não abrangidas pela vacinação gratuita, a vacina contra a gripe é dispensada nas farmácias através de prescrição médica e com comparticipação de 37%.
Seja prudente! Vacine-se!

Manuel Lages Pinto