Última hora

Gastroenterite Aguda

27 Outubro 2017
Gastroenterite Aguda
Opinião
0

Quando usamos o termo gastroenterite estamos a referir-nos a uma irritação e inflamação do tubo digestivo, incluindo estômago e intestino.
A gastroenterite aguda é uma doença benigna e autolimitada, que dura geralmente entre 3 a 7 dias. As causas são muito variáveis, dependendo da localização geográfica, dos fatores socioeconómicos e do clima. As causas mais comuns são agentes virais, bactérias e parasitas.
A gastroenterite aguda é um problema muito frequente na infância, sendo que as crianças até aos 3 anos têm em média 1 a 2 episódios por ano. A melhor forma de evitar a gastroenterite é através do cumprimento das medidas de higiene, com particular atenção para a lavagem das mãos.
O seu filho para além da diarreia, caracterizada por fezes mais moles, líquidas ou aumento do número de dejeções por dia, poderá apresentar náuseas, vómitos, dor abdominal tipo cólica e febre.
Na maioria dos casos não é uma doença grave, o maior risco de uma gastroenterite é a desidratação, que pode ser facilmente evitada. O principal tratamento é a hidratação, que deve ser oferecida à criança ao longo do dia, reforçando cada vez que vomita ou tem uma dejecção diarreica, mas sem insistir. O ideal será beber poucas quantidades de cada vez, principalmente após o vómito, que deverá fazer 1 colher de chá de 3 em 3 ou de 5 em 5 minutos.
É normal o seu filho ter menos apetite. Não deve insistir para ele comer, mas se tiver fome, a alimentação deve ser a habitual, apenas com cuidado de fraccionar as refeições, reduzir os legumes verdes e as gorduras e evitar sumos, coca-cola e ice-tea.
Depois das medidas gerais adotadas, quando deve recorrer à urgência?
Se surgirem sinais de desidratação;
Prostração ou irritabilidade;
Olhos encovados;
Choro sem lágrima;
Lábios e língua seca, sem saliva;
Sede intensa que não melhora com a hidratação;
Se tiver vómitos persistentes, sem tolerar a ingestão de líquidos.
Em caso de dúvida ou persistência dos sintomas deverá contactar o seu médico assistente.

Vânia Alheiro