Última hora

Centro Hospitalar Póvoa de Varzim e Vila do Conde faz parte do projeto SNS sem papel

25 Outubro 2017
Centro Hospitalar Póvoa de Varzim e Vila do Conde faz parte do projeto SNS sem papel
Local
0

O Centro Hospitalar Póvoa de Varzim e Vila do Conde acolheu ontem uma reunião de apresentação do projeto SNS Sem Papel, em relação ao qual o Centro Hospitalar vai ter um papel precursor.
A apresentação do projeto, que contou com a presença Henrique Martins, Presidente dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, refletiu e pressupõe uma mudança de mentalidades, atitudes e formas de trabalho e tem diretrizes de implantação a operar com toda a brevidade possível.
O futuro Hospital sem papel tem como filosofia a desburocratização e informatização e assenta, como sublinhou Henrique Martins, “nos princípios da simplificação, empoderamento e responsabilização do cidadão”.
Esta fase, na qual se inclui o Centro Hospitalar Póvoa de Varzim e Vila do Conde, tem como pressuposto a desmaterialização de registos e processos clínicos já no início do próximo ano, embora estejam programadas até lá algumas etapas preliminares, com base a alicerçar e a alavancar o plano.
No contexto do projeto Enesis 2020, na qual se enquadra a filosofia de progressiva desmaterialização, inclui-se também a promoção do uso das APP, aplicações do Serviço Nacional de Saúde, e o horizonte temporal de implantação está situado em 2020.
Mas este hiato de tempo está a ser antecipado pelos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde num ranking de hospitais do Serviço Nacional de Saúde que estão já a trabalhar o processo.
Na apresentação do projeto, que teve um forte cunho motivacional, Henrique Martins pediu “decisões ousadas e rápidas” e a pertença ao conceito de Hospital sem Papel.
“É para iniciar o quanto antes”, garantiu José Manuel Cardoso, Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Póvoa de Varzim e Vila do Conde.
A visita do responsável máximo dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde incluiu, igualmente, uma reunião prévia com a Comissão Local de Informatização Clínica e uma visita aos Serviços de Cirurgia Geral e Consulta Externa.