Última hora

Caminha Comigo

2 Outubro 2017
Caminha Comigo
Cultura
0

O documentário Caminha Comigo é um percurso cinematográfico pelo mundo da atenção plena e pelo exercício de focar a nossa concentração no momento presente (Mindfulness) do Mestre Thich Nhat Hanh, conhecido como o “Pai da Mindfulness”.
Thich Nhat Hanh é um monge budista, pacifista, escritor e poeta Vietnamita que se tornou mundialmente conhecido devido às acções pacifistas na luta constante pela igualdade e pelos direitos do homem.
Enquanto decorria a Guerra entre o Vietname e os Estados Unidos da América, fundou a Escola de Serviço Social da Juventude, em Saigão, no início dos anos 60. A Escola de Serviço Social da Juventude era uma organização de apoio popular que se dedicou à reconstrução de aldeias bombardeadas, a ajudar as famílias deslocadas e à criação de escolas e centros médicos. A organização baseou o seu trabalho nos princípios budistas da compaixão e não-violência, reunindo cerca de dez mil estudantes voluntários.
Depois de, em 1966, visitar os Estados Unidos da América e a Europa numa missão de paz, Thich Nhat Hanh foi proibido de entrar no seu país-natal e obrigado a adquirir o estatuto de refugiado político em França.
Em 1967, Martin Luther King recomendou-o para Nobel da Paz, distinção que o activista pelos direitos dos negros nos Estados Unidos recebera três anos antes. “As ideias dele para a paz, se aplicadas, construiriam um monumento ao ecumenismo, à fraternidade mundial, à humanidade”, escreveu Martin Luther King, na altura, em carta aberta a Thich Nhat Hanh.
Hoje, aos 90 anos de idade, Thich Nhat Hanh passa a maior parte do tempo em Plum Village, uma comunidade budista localizada no sul de França, criada por si e por Chân Không.
Filmado ao longo de três anos, Caminha Comigo é um documentário com um acesso sem precedentes sobre a comunidade de Plum Village, onde a atenção plena e os ensinamentos budistas estão acessíveis a todos os que os queira praticar. Plum Village, o maior mosteiro budista da Europa, é uma comunidade de pessoas que deixou a família e prescindiu de todos os bens para se juntar a Thich Nhat Hanh, no mosteiro Plum Village, em França, e com ele praticar a arte da Mindfulness.