Última hora

Câmara de Vila do Conde instala painéis informativos no Caminho Português da Costa

3 Outubro 2017
Câmara de Vila do Conde instala painéis informativos no Caminho Português da Costa
Cultura
0

A Câmara Municipal de Vila do Conde está a instalar painéis informativos no Caminho Português da Costa, um itinerário histórico de peregrinação até Santiago de Compostela, nas freguesias de Aveleda, Mindelo e Azurara.
Segundo a lenda católica, após a dispersão dos Apóstolos pelo mundo, Santiago foi pregar em regiões longínquas, passando algum tempo em Espanha, na Galiza. Quando voltou à Palestina, no ano 44, foi preso e decapitado, a mando de Herodes Agrippa I, filho de Aristobulus e neto de Herodes o Grande. Dois dos seus discípulos, Teodoro e Atanásio, roubaram o corpo do mestre e embarcaram-no, num barco com tripulação angélica, e em sete dias chegaram à Galiza e a Iria Flávia onde o sepultaram, secretamente, num bosque de nome Libredón.
A notícia correu o mundo, fazendo com que uma legião de cristãos peregrinasse, constantemente, até Santiago de Compostela, cidade que se formou na região.
A instalação de painéis informativos no Caminho Português da Costa é feita no âmbito da candidatura “Valorização dos Caminhos de Santiago – Caminho Português da Costa”, conjuntamente com mais nove municípios e apoiada por fundos comunitários, através do programa NORTE-2020.
Adicionalmente, a Câmara Municipal de Vila do Conde vai reforçar a sinalética indicativa deste caminho em áreas onde foram detetadas a falta de sinalização ou onde a mesma gerava algumas dúvidas aos peregrinos.
A informação contida nestes novos suportes informativos poderá ser cruzada com o site do Caminho Português da Costa e em breve, vão ser disponibilizadas novas ações deste projeto que envolve os Municípios do Porto, Matosinhos, Maia, Vila do Conde, Póvoa de Varzim, Esposende, Viana do Castelo, Caminha, Vila Nova de Cerveira e Valença, nomeadamente através da disponibilização ao público de um novo desdobrável que descreve este itinerário desde o Porto até Valença.
Neste momento, existem vários Caminhos que percorrem toda a Europa e que desembocam em Santiago de Compostela, sendo que o mais famoso é o chamado Caminho Francês que atravessa a Fronteira Franco-Espanhola nos Pirinéus e atravessa todo o norte de Espanha.