Última hora

Autoridade Marítima aconselha precaução nas idas à praia em Vila do Conde e Póvoa de Varzim

30 Outubro 2017
Autoridade Marítima aconselha precaução nas idas à praia em Vila do Conde e Póvoa de Varzim
Local
0

Apesar de já terminado o período balnear, as temperaturas elevadas previstas para os próximos dias podem vir a ser convidativas para uma visita à praia.
Assim, a Autoridade Marítima aconselha todos aqueles que ainda pretendam frequentar as praias a adotar sempre uma cultura de segurança e prevenção, redobrando os cuidados junto à linha de água, tendo igualmente presente que a maioria das praias pode não se encontrar vigiada nem conter sinalização relativa ao estado do mar.
Caso frequente uma praia nesta altura do ano, a Autoridade Marítima aconselha que “em caso de dúvida relativamente ao estado do mar, não arrisque e não vá a banhos; respeite um intervalo de três horas após uma refeição normal antes de ir a banhos; nunca vire as costas ao mar nem caminhe na areia molhada, pois um golpe de mar pode arrastá-lo para situações perigosas; vigie as suas crianças permanentemente e a uma distância próxima, não as deixando brincar junto da linha de água; a temperatura do mar já se encontra muito mais baixa, variando entre valores de 15 a 19 graus, sendo por isso mais provável a ocorrência de choques térmicos e congestões quando se mergulha na água do mar.
José Marques Coelho, Capitão do Porto da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde informa que para as áreas de jurisdição das Capitanias das duas cidades, no âmbito do Programa AquaVida, vai ser assegurado um dispositivo mínimo de apoio e assistência a banhistas.
O programa AquaVida resulta de uma protocolo estabelecido entre a Associação de Nadadores Salvadores “Os Delfins” e as Câmaras Municipais de Vila do Conde e da Póvoa de Varzim e tem por objetivo prestar apoio a assistências a banhistas fora da época balnear, ou durante a época balnear, nas praias não vigiadas, quando as condições climatéricas façam prever uma grande afluência de banhistas.
Isaac Braga, vice-presidente d’ Os Delfins, Associação de Nadadores Salvadores de Vila do Conde e Póvoa de Varzim, salienta que “o mar não tira férias. A sua imponência, beleza e perigosidade moram na mesma rua que durante o verão visitamos. Se as temperaturas são convidativas a banhos, é necessário acautelar as condições de segurança de forma a garantir que, findada a época balnear, as visitas à praia não sejam sinónimo de sinistralidade”.