Última hora

Associação de Agricultores e Cooperativa de Vila do Conde promovem campanha solidária

25 Outubro 2017
Associação de Agricultores e Cooperativa de Vila do Conde promovem campanha solidária
Local
0

A Associação de Agricultores de Vila do Conde, em parceria com a Cooperativa Agrícola, está a promover uma campanha de recolha de alimentos para animais para doar aos produtores e criadores afetados pelos incêndios que devastaram o país.
Os agricultores do concelho de Vila do Conde recolheram toneladas de alimentação animal para distribuição nas zonas afetadas pelo grande incêndio do dia 15 de outubro, afirmou hoje António Balazeiro.
A iniciativa de ajuda partiu de um esforço conjunto da Associação de Agricultores de Vila do Conde e da Cooperativa dirigida por António Balazeiro, que, nos últimos dias, reuniram dezenas de toneladas de fenos, palhas, milho e rações para várias espécies de animais.
Ainda no dia de hoje saíram de Vila do Conde três camiões carregados com produtos, que rumam para a zona de Coimbra. Posteriormente, as plataformas locais de agricultores distribuem-nos pelas zonas mais afetadas.
António Balazeiro descreveu que vários agricultores do concelho se mobilizaram imediatamente em prol desta causa, disponibilizando, “à medida das suas possibilidades, a ajuda aos colegas de profissão”.
“Esperamos que possa fazer a diferença, pois as imagens que vimos deixaram-nos muito tristes. Não podíamos ficar indiferentes (…) e rapidamente nos mobilizamos para reunir o material”, disse António Balazeiro.
Uma empresa de transportes da região disponibilizou os camiões que esta manhã já estavam a ser carregados em algumas freguesias de Vila do Conde. António Balazeiro confirmou, ainda, que esta é a primeira fase de ajuda, pois estão a ser planeadas novas recolhas que, podem, além de palhas e rações, incluir utensílios e ferramentas agrícolas.
Nesta primeira iniciativa, o valor dos produtos já reunidos, que incluem algumas centenas de fardos de palha, rolos de fenos e mais de meia dezena de toneladas de rações, ronda os 20 mil euros.
Carlos Moreira, presidente da Associação de Agricultores de Vila do Conde, mostrou-se “muito orgulhoso pela mobilização dos agricultores de Vila do Conde”, falando num “gesto nobre que se espera possa fazer a diferença entre aqueles que perderam os seus meios de subsistência”.
Quem quiser ajudar pode fazê-lo, todos os dias, entre as 8h30 e as 18 horas, nos armazéns de Guilhabreu e Bagunte da Cooperativa Agrícola de Vila do Conde.