Última hora

A Arte da Guerra

9 Outubro 2017
A Arte da Guerra
Cultura
0

A Arte da Guerra é um tratado militar escrito durante o século IV antes de Cristo pelo estratega Sun Tzu. Com cerca de 2500 anos, é uma das mais importantes obras sobre teoria militar e estratégia da humanidade.
De leitura obrigatória para muitas gerações de militares, a Arte da Guerra tornou-se um clássico no mundo empresarial, fornecendo aos gestores inspiração para responderem aos desafios com que se vêem confrontados.
O livro está dividido em 13 capítulos, cada um abordando um aspecto da estratégia de guerra de modo a compor um panorama de todos os eventos e estratégias que devem ser abordados num combate. Neste tratado sobre a guerra, o conflito é abordado como uma característica inseparável do ser humano e a própria guerra é mencionada como um mal necessário, mas um mal a ser evitado sempre que possível.
Sun Tzu realça neste livro a importância do conhecimento, indicando que é essencial o autoconhecimento e as suas próprias forças e fraquezas, o conhecimento do inimigo e o conhecimento do contexto e do meio envolvente e das condições políticas, geográficas e culturais.
Como a obra original foi escrita em chinês, alguns autores afirmam que determinadas traduções podem não transmitir fielmente o significado pretendido por Sun Tzu e, além disso, várias das suas frases podem ter diferentes interpretações.
Sun Tzu (544-496 a.C.) foi também um dos primeiros realistas no campo da ciência política e apesar das especulações sobre a sua existência, a Arte da Guerra é considerada um dos mais importantes livros estratégicos de toda a história da humanidade. Segundo os especialistas, apenas o autor Carl von Clausewitz é comparável a Sun Tzu, embora considerem A Arte da Guerra mais acessível.
Acredita-se que o livro tenha sido usado por diversos estrategas militares, como Napoleão, Zhuge Liang, Cao Cao, Takeda Shingen, Vo Nguyen Giap e Mao Tse Tung.
Os princípios d’A Arte da Guerra inspiraram vários autores da área da economia, arte, desporto, que escreveram livros usando as estratégias de Sun Tzu.
Mais do que um livro militar, A Arte da Guerra é considerado um livro filosófico.