Última hora

Marcelo Rebelo de Sousa vem a Vila do Conde celebrar os 85 anos da Imperial

20 Setembro 2017
Marcelo Rebelo de Sousa vem a Vila do Conde celebrar os 85 anos da Imperial
Economia
0

O presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, e o Ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, vão estar na próxima sexta feira em Vila do Conde para assinalar os 85 anos da Fábrica de Chocolates Imperial.
A Imperial vai inaugurar nesse dia uma nova unidade industrial que resulta de um investimento de seis milhões de euros.
A Imperial, que é o maior fabricante nacional de chocolate, detentora de marcas como Regina, Jubileu, Pintarolas, Allegro ou Pantagruel, tem vindo a registar um crescimento sustentado, assumindo posições de liderança em diversos segmentos.
A Imperial foi fundada em 1932, em Vila do Conde, mas a sua origem remonta aos anos 20, quando um francês, numa farmácia, começou a fazer chocolates com o nome Méteor. Em 1973, o Grupo RAR adquire a Imperial, procedendo a investimentos que levaram a um aumento da capacidade produtiva e à criação de marcas que atingiram um elevado nível de notoriedade no mercado português de chocolates. Em 1978, a Imperial faz o lançamento das famosas Bombokas, produzindo 4 milhões de Bombokas por mês, que foi um sucesso que acompanhou várias gerações de portugueses, sendo atualmente uma marca pela qual ainda hoje os consumidores evidenciam saudade. Em 1980, a Imperial faz o lançamento da marca Pintarolas, que ainda hoje continua a encantar gerações de crianças. Em 1981 lança a marca Fantasias. Em 1982, lança o Jubileu para comemoração do 50.º aniversário da Imperial. Na década de oitenta, o mercado de chocolates português era dominado por duas empresas: a Regina, a Sul, e a Imperial, a Norte. Em 2002, o relançamento da marca Regina, atualmente propriedade da Imperial, na Páscoa desse ano, protagonizou um marco importante na história do mercado de chocolates em Portugal. A marca foi relançada com uma nova geração de produtos, como as amêndoas e avelãs cobertas com chocolate, que rapidamente conquistaram a liderança do mercado. Em 2007, ano em que comemorou 75 anos, a Imperial inaugurou uma nova unidade industrial de moldação e embalagem de tabletes e bombons. Este investimento dotou a empresa de meios tecnológicos de última geração que lhe permitiram o desenvolvimento e fabrico de produtos diferenciadores, para além de ter gerado capacidade de produção para responder ao seu plano de expansão, a nível nacional e internacional. Em 2013, A Regina comemora os 85 anos em Portugal e para celebrar esta data relança a saudosa e inesquecível Máquina de Furos que faz parte das memórias de muitos portugueses.
A presença internacional da Imperial é, também, uma forte aposta, sendo que os chocolates do produtor de Vila do Conde são já distribuídos em 50 países de todos os continentes. Neste momento, o mercado externo representa cerca de 30 por cento das vendas totais da empresa.
A celebração dos 85 anos da Imperial está marcada para as 15:30 horas, nas instalações da Fábrica de Chocolates, em Azurara.