Última hora

Marcelo Rebelo de Sousa inaugura unidade fabril nos 85 anos da Imperial

26 Setembro 2017
Marcelo Rebelo de Sousa inaugura unidade fabril nos 85 anos da Imperial
Economia
0

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, presidiu na passada sexta feira, 22 de setembro, à cerimónia comemorativa dos 85 anos da fábrica de chocolates Imperial.
Recebido por Manuela Tavares, CEO da empresa, e por outros membros dos Órgãos Sociais, o Presidente da República elogiou a atividade empresarial da Imperial, tendo ainda recordado alguns dos produtos fabricados que o marcaram na infância e adolescência.
“É com muito gosto que dou início a esta cerimónia, que assinala simultaneamente os 85 anos da Imperial e a inauguração de uma nova unidade industrial de produção dos nossos chocolates aqui em Vila do Conde”, disse Manuela Tavares, CEO da fábrica de chocolates Imperial.
Ana Teresa Lehmann, Secretária de Estado da Indústria, também presente na cerimónia, em substituição do Ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, salientou que “a Imperial é um verdadeiro exemplo de uma empresa industrial moderna, com suporte tecnológico adequado às modernas exigências do mercado. Tal como a Imperial, muitas outras empresas da dita indústria tradicional, que eu prefiro dizer indústria inovadora e muito orgulhosa da sua tradição, estão a apostar em tecnologias de fronteira que ombreiam com as melhores práticas internacionais”.
Elisa Ferraz, Presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, aproveitou “o momento para felicitar a Imperial pelos seus 85 anos” e prestou “homenagem a todos os que contribuíram para tão longo sucesso e, em particular, às diferentes gerações de vilacondenses que, com empenho e dedicação, na Imperial desenvolveram a sua atividade profissional”.
“Há aqui neste nosso encontro hoje, aqui, em Vila do Conde, mais um sinal impressivo daquilo que é a construção de um passado marcante com um presente promissor”, começou por dizer Marcelo Rebelo de Sousa.
“Temos, pois, um exemplo eloquente de tradição, da constante inovação em marcas, em produção e em emprego, realidade esta vital para o crescimento económico que se deve traduzir sempre em coesão social e depois, não menos do que isso, uma determinada visão de futuro. Temos iniciativa privada, que é, e que tem de ser, como sabemos, o motor decisivo da nossa economia, numa Europa e num Mundo cada vez mais competitivos”, destacou Marcelo Rebelo de Sousa.
A Imperial, maior fabricante nacional de chocolates e detentor das principais marcas portuguesas do setor, celebrou este aniversário com a inauguração de uma nova unidade industrial, que significou um investimento de 6 milhões de euros e uma capacidade de produção de 3000 toneladas de chocolate por ano.
A empresa tem neste momento cerca de 200 trabalhadores, regista uma forte implantação no mercado nacional, e uma crescente expansão nos mercados externos, que representam perto de 30 por cento do seu volume de negócios, em cerca de 50 países.