Última hora

Este fim de semana é possível observar aves em Vila do Conde

28 Setembro 2017
Este fim de semana é possível observar aves em Vila do Conde
Cultura
0

A Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves está mais uma vez a coordenar a organização do fim de semana europeu de observação de aves, que vai decorrer nos dias 30 de setembro e 1 de outubro, promovido em toda a Europa pela BirdLife International, através da EuroBirdwatch 2017.
Esta iniciativa pretende sensibilizar para a beleza das aves migradoras, alertando para os perigos que as mesmas correm nas suas deslocações entre a Europa e África e a necessidade de se preservarem os locais onde se reproduzem e onde passam o inverno.
À semelhança dos anos anteriores, o Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental de Vila do Conde é uma das entidades parceiras da EuroBirdwatch 2017 e, no próximo dia 30 de setembro, vai realizar duas saídas de campo, intituladas “À descoberta das Aves do Ave” e “Tesouros Escondidos na Paisagem Protegida”.
O Percurso da “À descoberta das Aves do Ave” vai ter como principal enfoque a avifauna, com introdução à observação de aves, sendo destacada a importância dos diferentes habitats para os diversos tipos de aves, ao longo da descida do rio Ave em direção à foz, destacando-se a proximidade da Paisagem Protegida Regional do Litoral de Vila do Conde e Reserva Ornitológica de Mindelo.
A atividade “Tesouros Escondidos na Paisagem Protegida” pretende dar a conhecer a diversificada avifauna presente na Paisagem Protegida Regional do Litoral de Vila do Conde e Reserva Ornitológica de Mindelo. A Paisagem Protegida Regional do Litoral de Vila do Conde e Reserva Ornitológica de Mindelo alberga um vasto mosaico de habitats (cordões dunares, rochedos, zonas húmidas, bouças e áreas agrícolas) de grande importância para as aves migratórias e residentes, das quais 57 estão protegidas.
A realização das atividades está sujeita a um número mínimo de participantes.
As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias, e devem ser feitas previamente no Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental de Vila do Conde, pelo telefone 252 637 002, ou pelo e-mail cmia@cm-viladoconde.pt.