Última hora

Época Balnear encerra em Vila do Conde e Póvoa de Varzim com 2 mortes

16 Setembro 2017
Época Balnear encerra em Vila do Conde e Póvoa de Varzim com 2 mortes
Local
0

A Época Balnear terminou em Vila do Conde e na Póvoa de Varzim com duas mortes, uma em cada concelho, no período entre 1 de maio e 15 de setembro, números tornados públicos pela Autoridade Marítima Nacional.
O caso da única morte numa praia de Vila do Conde aconteceu a 23 de agosto, quando um homem de nacionalidade portuguesa, com 68 anos de idade, não resistiu aos ferimentos provocados por uma queda acidental numa zona rochosa, 150 metros a sul da praia de Mindelo.
Na Póvoa de Varzim, a única morte ocorreu antes da abertura da época balnear, no primeiro dia de maio. A vítima foi uma mulher austríaca, de 66 anos de idade, que foi colhida pelo mar da praia da Lagoa, em A Ver-o-Mar, quando passeava a pé pelo areal.
Em Portugal, a Autoridade Marítima Nacional contabilizou três mortes durante o período entre 1 de maio e 15 de setembro em praias marítimas vigiadas e seis em areais sem a presença de nadadores salvadores.
Onze pessoas perderam a vida ainda antes do arranque da época balnear e foram efetuados 434 salvamentos, prestados 649 primeiros-socorros e 44 buscas por crianças.
A Autoridade Marítima aconselha as pessoas que frequentam as praias nesta altura do ano “a ter atenção às crianças, não as deixando brincar junto da linha de água, a respeitar o intervalo de 3 horas após uma refeição normal antes de ir ao banho, a não virar as costas ao mar e a ter em atenção a temperatura da água do mar que vai descer nas próximas semanas”.